As celebrações do Dia Nacional dos Centros Históricos vão decorrer durante todo o dia 29 de março e incluem visitas guiadas a monumentos e museus, circuitos pelas ruas históricas e passeios de barco pelo rio Douro. Música, feirinhas, exposições, oficinas pedagógicas e cinema de animação complementam o programa do dia.

Para a comemoração, cerca de 60 atividades foram preparadas por entidades públicas e privadas, com a coordenação da Câmara Municipal do Porto. A maioria é de acesso gratuito ou de baixo custo. A iniciativa permite ainda obter descontos de 30% nas peças em exibição no Teatro Nacional de São João.

A Festa é Aqui!, em São Domingos, nos Lóios e na Rua das Flores

A partir das 14h e até à uma da manhã, a festa tem como centro o Largo de São Domingos, o Largo dos Lóios e a Rua das Flores. “A Festa é Aqui!” tem entrada livre e conta com três palcos, 14 concertos, leituras encenadas, novo circo, animação de rua e uma edição especial do festival Porto Sounds.

As onze horas de festa vão contar com a companhia de circo contemporâneo Erva Daninha, com o Teatro de Marionetas do Porto, com a Banda Sinfónica Portuguesa e com a Associação Porta Jazz.

Em relação aos concertos, Torto, Equations, Sequin, Jibóia, Filho da Mãe e Ghuna X são os nomes avançados para dar música ao centro da cidade. Já a edição do Porto Sounds, propositadamente realizada para o Dia Nacional dos Centros Históricos, fica a cargo dos Memória de Peixe e dos Throes + The Shine.

O Centro Histório do Porto é também Património Cultural da Humanidade e pode ser visto ao pormenor no próximo sábado, dia 29 de março. O programa completo e informações sobre inscrição e descontos nas diferentes atividades podem ser consultados na página da Câmara Municipal do Porto dedicada à iniciativa.