Em 2004 a União Europeia registou o maior alargamento do número de mebros de sempre. Dez anos depois, e para assinalar a efeméride, a Comissão Europeia decidiu criar um concurso de escrita onde os jovens são desafiados a expor a sua visão sobre dois temas: “O que poderão os 28 Estados-Membros da União Europeia de hoje aprender com a experiência do passado que possa servir para melhorar o futuro” e “O que significa para ti uma União Europeia alargada”.

Os concorrentes devem escrever um artigo até 700 palavras ou três textos destinados a blogues, também com um máximo de 700 palavras no total. A participação pode ser feita até 11 de maio através da página de Facebook do concurso.

Os participantes serão divididos em dois escalões (dos 15 aos 18 anos e dos 19 aos 25) e avaliados por um júri nacional que determinará um finalista de cada escalão. Os finalistas competirão depois sob apreciação dum júri internacional que designará os dois vencedores do concurso.

Para além de uma viagem a Bruxelas para o vencedor, está também em disputa um aparelho de leitura de livros eletrónicos (e-Reader).