Estes foram os projetos de duas portuguesas que chegaram à final de um concurso internacional de design em Barcelona. As propostas das duas finalistas superaram mais de 500 projetos que concorreram ao concurso "Jump the Gap", da Roca.

A “banheira” de Susana Malhão e o “chuveiro” de Raquel Pissarra foram dois dos projetos que se destacaram de entre 518 participantes para o concurso da Roca. Na sua 5.ª edição, o concurso “Jump the Gap” recebeu propostas de soluções de banho que marcaram pela inovação.

Susana Malhão levou a concurso o RunShower: uma banheira cilíndrica na qual se pode praticar exercício físico ao mesmo tempo que se toma banho. Isto porque, para além dos jatos de água incorporados na estrutura, a banheira inclui uma passadeira inspirada nas máquinas de lavar ou até no famoso brinquedo dos hamsters em forma de roda, como afirmaSusana.

Outra grande novidade desta banheira é o seu ecrã tátil, que funciona como um touch screen onde se pode definir o percurso de corrida. Esta é, segundo Susana, mais uma das vantagens do RunShower: a possibilidade de se escolher um trajeto. Se escolher, por exemplo, correr em Nova Iorque, poderá escolher a sua rota enquanto a paisagem o acompanha, podendo também incluir um áudio ou vídeo de fundo.

A ideia de criar este projeto surgiu da necessidade que muitas pessoas têm de encontrar tempo para o exercício físico, quando o dia a dia é muito sobrecarregado. O maior benefício do RunShower é, para Susana, a poupança de água, uma vez que a banheira filtra a água durante o banho para que possa ser reutilizada no banho seguinte.

Vencedor do concurso

Still You“, um projeto de duas espanholas, levou o primeiro prémio do “Jump the Gap”, da Roca. Sanna Völker e Marta Cuquet desenvolveram um sanitário adaptado para pessoas com mobilidade reduzida. O sanitário, com um design inovador, é uma solução que devolve alguma da mobilidade, especialmente aos mais idosos.

Um chuveiro portátil

Já Raquel Pissarra levou a Barcelona o Ebath: uma forma de gerir o consumo de água através de um chuveiro portátil que se “alimenta” de um recipiente com água. O dispositivo que controla a saída da água funciona através de um pedal, que, quando pressionado, deixa a água sair, permitindo a poupança de água.

Para a autora do projeto, o Ebath tem, sobretudo, um cariz social, visto que nem todos têm condições para a sua higiene diária. Raquel tentou, portanto, encontrar uma forma de satisfazer as necessidades destas pessoas, idealizando um sistema portátil que pode ser instalado em qualquer lugar. Outra inspiração para o Ebath foi o campismo. Num ambiente mais selvagem, seria uma forma de termos um chuveiro improvisado e facilmente transportável.

Chegar à fase final foi uma surpresa para ambas. Ter dois projetos portugueses finalistas num concurso internacional é, para Raquel, sinónimo de qualidade e crescimento na área do design em Portugal. Já Susana acredita que ter um painel de jurados tão qualificado a avaliar o seu trabalho acaba por ser um grande incentivo para os jovens designers portugueses que estão a construir o seu futuro.