16h57 é a hora exata em que este ano se assinala o equinócio da Primavera no hemisfério Norte, logo, em Portugal. É neste dia que o céu azul e a noite, mais ou menos estrelada, têm a mesma duração, ou seja, 12 horas. A partir de hoje os dias vão começar a crescer e é no Equinócio do Outono que voltam a ser iguais às noites.

Contrariamente ao senso comum, é mais normal o equinócio de março ocorrer no dia 20, do que no dia 21. Desde 2000, apenas em 2003 e 2007 é que o equinócio ocorreu no dia 21 de março. Até 2050, o início da estação será quase sempre no dia 20 e duas vezes no dia 19 de março.

“Na Primavera o pólen anda no ar” cantavam os Fúria do Açúcar, e a verdade é que, para os alérgicos ao pólen, a estação é mais complexa do que ver nascer as tulipas, os jacintos, narcisos ou as margaridas.

Pólenes e inundações… mas ainda assim é Primavera

Os pólenes são, de acordo com os especialistas, cada vez mais agressivos devido à poluição. Mas há ainda outros “males da natureza” associados à estação das cores. As inundações são mais comuns na Primavera do que no Inverno, devido ao degelo e chuvas da época, e a temporada dos furacões começa quando a Primavera se prepara para partir.

Ainda assim, há quem espere meses por ela para soltar a voz. Os pássaros bébé nascem com a capacidade de cantar mas têm de aprender músicas específicas da sua espécie. Eles adquirem a capacidade de as reproduzir entre os seus dez e 60 dias de idade mas só na primavera seguinte, quando já têm cerca de 300 dias de idade é que começam, efetivamente, a cantá-las. E ainda no mundo das aves, há mais tráfego aéreo porque é nesta estação que os pássaros migratórios regressam ao Norte para se reunirem com a sua espécie. E estima-se que cerca de 1.800 de 10 mil espécies de aves do mundo sejam migratórias de longa distância.

Além da mudança na duração dos dias, é também a estação das flores que determina a data da Páscoa – marcada para o domingo que se segue à primeira noite de lua cheia após o equinócio.