Embora as suas origens remontem já ao século XVIII, a Universidade do Porto (UP) foi apenas fundada a 22 de março de 1911, por decreto do Governo provisório da ainda jovem República Portuguesa.

Atualmente, a UP é a segunda maior universidade do país, contando 14 faculdades, uma business school, 51 unidades de investigação, 32 mil estudantes e 2500 docentes e investigadores. É também a universidade portuguesa mais bem colocada no ranking mundial da multinacional Quacquarelli Symonds.

Este ano é o 103.º aniversário da instituição e a palestra principal deste dia, em torno da “Dimensão Social do Ensino Superior na Europa”, ficará a cargo de Maria Helena Nazaré, antiga reitora da Universidade de Aveiro e atual presidente da “European University Association” (EUA).

Último Dia da Universidade presidido por José Marques dos Santos

A sessão solene contará ainda com intervenções de Paulo Azevedo, CEO da Sonae e presidente do Conselho de Curadores da Universidade; e Alfredo de Sousa, antigo Provedor da Justiça e presidente do Conselho Geral da UP.

Esta será também a última sessão solene do Dia da Universidade presidida por José Marques dos Santos, que em breve terminará o seu segundo e último mandato como reitor. A sua intervenção será composta por um balanço dos oito anos que serviu a instituição.

Serão ainda entregues os prémios Excelência Pedagógica e Incentivo, assim como a atribuição do título de Professor Emérito a vários docentes jubilados. Os interessadps em participar nesta sessão solene deverão dirigir-se ao salão nobre da Reitoria pelas 15h do dia 22 de março.