É já neste sábado que Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), dá as boas vindas ao terraço dos Paços do Concelho, que possui uma vista privilegiada da cidade. Este é o primeiro “objeto” a ser discutido na iniciativa Um Objeto e Seus Discursos, que animará os sábados de 2014, no Porto.

“São objetos que precipitam conversas e que recuperam a vontade de discutir a cidade e de discutir na cidade”, de acordo com Paulo Cunha e Silva, vereador de Cultura da CMP. Os objetos escolhidos para debate a partir de 29 de março são “de natureza preferencialmente museológica, arquivística, ambiental ou cultural”, e estão espalhados pela cidade. O propósito é “abordar mundos diferentes” a partir de “objetos diferentes”, e fazer o objeto “voar e transcender-se”.

A 29 de março, o manuscrito que contém o roteiro da viagem de Vasco da Gama à Índia será debatido por Amândio Barros e José Bragança de Miranda na Biblioteca Muncipal. “A poesia está na rua” de Maria Helena Vieira da Silva, o primeiro Vinho do Porto vintage, os Azulejos Hispano-Árabes dos séculos XVI/XVII, ou o quiosque da Praça Carlos Alberto são alguns dos objetos a ser debatidos na iniciativa. O ciclo termina a 13 de dezembro, com “O Grande Livro da Câmara do Porto (1447-1453)”.

Alguns dos convidados já confirmados para os restantes eventos que decorrerão ao longo do ano são António Costa, Mário Soares, Paulo Rangel, Fernando Teixeira dos Santos, Frei Bento Domingues, Gonçalo Cadilhe, Álvaro Siza, António Capelo, George Sandeman ou mesmo Zé Pedro, dos Xutos e Pontapés.

Alguns eventos têm entrada gratuita (incluindo o deste sábado), enquanto que noutros a entrada custa 1 euro. Também é possível comprar um pack para o conjunto total de eventos.