O sorteio dos quartos de final da Liga Europa, realizado esta sexta feira, colocou o Sevilha no caminho do FC Porto. A equipa sevilhana está, neste momento, no sétimo lugar da Liga Espanhola, com 44 pontos em 28 jogos disputados. Este é um adversário de boa memória para a equipa portuguesa, pois em 2010-2011, na época de sonho de André Villas-Boas, o Sevilha apareceu nos 16 avos de final no caminho dos portistas, que acabaram por passar a eliminatória com um agregado de 2-2, tendo-se apurado fruto de mais um golo marcado fora de casa (vitória por 1-2 em Sevilha e derrota por 0-1 no Dragão).

A equipa espanhola tem apenas um campeonato ganho, em 1945-1946. Fora de portas, a equipa andaluz tem tido sucesso nos últimos anos, onde se destacam as duas Taças Uefa (atual Liga Europa) nas temporadas 2005-2006 e 2006-2007.

O Sevilha começou a caminhada europeia na 3.ª pré-eliminatória, eliminando Mladost Podgorica (Montenegro) e Slask Wroclaw (Polónia) até chegar à fase de grupos onde passou no primeiro lugar sem derrotas. Em seis partidas nesta fase, o Sevilha foi adversário do Estoril, tendo vencido em casa dos canarinhos por 1-2 e empatado em casa a um golo. Nos 16 avos de final da Liga Europa desta temporada, os andaluzes eliminaram a equipa eslovena do Maribor, depois de terem empatado na Eslovénia a dois golos e de terem vencido por 2-1 no Ramón Sánchez Pizjuán.

Uma equipa com sotaque português

Na última eliminatória houve duelo sevilhano e o Sevilha levou a melhor sobre o seu eterno rival, o Bétis. Depois da derrota por 0-2 em casa, a equipa de Unai Emery venceu por igual resultado em casa do rival, tendo ultrapassado o Bétis nas grandes penalidades.

A equipa espanhola conta, no seu plantel, com os portugueses Beto (regressa ao Dragão depois de ter sido jogador do FC Porto), Diogo Figueiras (ex-Paços de Ferreira) e Daniel Carriço (ex-Sporting). Para além dos jogadores lusitanos, destaque para José António Reyes, que atuou no Benfica por empréstimo do Atlético de Madrid na temporada 2008-2009, bem como o médio Marko Marin (emprestado pelo Chelsea), o ponta de lança luso- francês Kévin Gameiro (ex-PSG), Carlos Bacca (internacional pela Colômbia) e o capitão Ivan Rakitic, médio que já atuou na equipa suiça do Basileia e no Schalke 04 da Alemanha.

O treinador do Sevilha é Unai Emery, que tem como destaques no seu percurso a passagem pelo Valência entre 2008 e 2012, tendo chegado à equipa sevilhana a meio da temporada 2012-2013.

Depois de o FC Porto ter vencido a antiga Taça UEFA em maio de 2003 e de ter batido a equipa espanhola na caminhada para a conquista da Liga Europa em 2011, os tricampeões nacionais voltam a Sevilha para continuarem a traçar o seu próprio destino na competição. E no que diz respeito à história, não parece haver melhor cidade para o conseguir.