Por cada vez que se puxa o autoclismo, gasta-se cerca de seis litros de água por descarga. Com o objetivo de diminuir a conta da água todos os meses, dois estudantes de Design da Universidade de Huddersfield em West Yorkshire, Inglaterra, decidiram criar uma sanita inovadora.

Chama-se Iota e segundo o Huffington Post, consome metade da água em comparação aos vasos sanitários tradicionais. Ou seja, em vez de gastar seis litros de água, cada descarga consome apenas dois litros e meio. Para além de poupar água, a Iota é um terço mais pequena do que os restantes vasos sanitários e poupa espaço.

O projeto, criado por Gareth Humphreys and Elliott Whiteley, entrou numa competição promovida por The Royal Society for the encouragement of Arts, Manufactures and Commerce (RSA) que desafia os estudantes a reinventar sanitas, de uma forma mais amiga do ambiente.