Mais de uma dezena de grupos da Escócia, Irlanda, Espanha e Portugal juntam-se pela primeira vez para celebrar o grande símbolo da cultura celta.

A iniciativa da Cooperativa do Povo Portuense, agendada para final de abril, contará com centenas de participantes a dinamizarem várias iniciativas dispersas pelas cidades. São músicos, didatas, formadores e conferencistas portugueses e estrangeiros que darão a conhecer o instrumento da família dos aerofones.

“Queremos afirmar o Porto no contexto internacional, como provável ponto de partida deste instrumento para o Norte atlântico e Brasil, onde foi o primeiro instrumento Europeu a soar, a 22 de abril de 1500”, afirmou o presidente da instituição, Paulo Jorge Teixeira, em declarações à Agência Lusa.

As atividades, diversificadas, animarão nesses dias a zona ribeirinha e a Baixa para atrair a atenção e o interesse do público com grupos como os Gaiteiros de Lisboa, Galiza e Famalicão, os pauliteiros do Orfeão da Universidade do Porto e “Las Çarandas”.

Entre outras atividades, o Salão Árabe do Palácio da Bolsa recebe no feriado dos cravos um concerto de celebração dos 120 anos da Cooperativa do Povo Portuense. Do outro lado do Douro, é o auditório municipal de de Vila Nova de Gaia quem recebe toda a cor e energia celta.

O evento conta com os espanhóis Paco Diéz e Pablo Carpintero e o britânico Kevin Tilbury como principais solistas. O responsável espera que, em poucos anos, o festival “FIGA” possa fazer parte do carimbo cultural da cidade e região e ser um marco internacional na valorização da gaita-de-foles.