Saber quanto tempo demora a viagem de autocarro ou mesmo chamar um táxi vai ser possível apenas com um relógio. A Google vai lançar smartwatches com o sistema operativo Android, o “Android Wear”. A informação foi avançada no blogue da empresa que entra agora na corrida aos wearables.

A ideia é começar pelos dispositivos mais “comuns”, neste caso os smartwatches. Esta tecnologia vao ser capaz de mostrar informações e sugestões relevantes sempre que o utilizadores necessitem.

Os smartwatches vão ter uma grande variedade de aplicações Android, o que lança a possibilidade de existir compatibilidade entre as apps Android e a tecnologia “Android Wear”. À semelhança do que acontece com os “Google Glass”, o comando “Ok Google” vai estar presente nos smartwatches da empresa. Este serviço permite fazer perguntas e dar ordens, como diz o slogan: “Informação que se move contigo”.

A parte da saúde também não é esquecida: a tecnologia “Android Wear” vai permitir lembretes para fazer exercício e também ter acesso à velocidade e distância percorrida pelos utilizadores.

A Google está a trabalhar com várias marcas, como a Asus HTC, LG, Motorola, Samsung, Intel, Qualcomm e Fossil para que a tecnologia saia para o mercado até ao final do ano.