Foi apresentado, esta terça-feira, 25 de março, o programa das festas de S. João para 2014. Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP) e a empresa municipal PortoLazer foram os anfitriões do evento.

Porto e Gaia unidos pela festa

O tradicional fogo-de-artifício não poderia faltar e, este ano, a Câmara Municipal do Porto e a Câmara Municipal de Gaia juntam-se para dar aos foliões um espetáculo inesquecível e um único fogo-de-artifício “sem as habituais rivalidades”, como refere Eduardo Vítor Rodrigues, também presente na sessão. Rui Moreira reforçou a ideia lançada no discurso da tomada de posse que passa pela criação de uma liga de cidades no Norte.

Este ano, a festa dedicada ao S. João começa mais cedo. De 24 de maio a 29 de junho, a Invicta vai sentir o espírito do arraial que traz milhares de pessoas à cidade. Seis semanas é o tempo que o Porto dedica ao “warm up”, no qual se inserem atividades como o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), as celebrações do Dia Mundial da Criança, Serralves em Festa ou até mesmo o festival Optimus Primavera Sound.

Mas, o ponto alto da festa sanjoanina começa a 20 de junho com os Azeitonas a dar o mote para um conjunto de quatro concertos musicais. Com a Avenida dos Aliados a servir de palco, o dia 21 acolhe a atuação dos GNR e o dia 22 a de Ana Moura. De 23 para 24 de junho, ponto alto do arraial, sobe ao palco o artista internacional Bob Sinclar.

Nesta sessão de apresentação, esteve presente Rui Reininho que diz ser uma “honra e prazer” poder participar nesta festa. O vocalista dos GNR, banda ligada à cidade, também defende que a festa chegue a outros pontos do mundo porque “noutros hemisférios, esta festa não é conhecida”.

S. João: do Porto para o mundo

E quanto vai custar a festa?

Em 2014, o orçamento da festa ultrapassa o dinheiro gasto no ano passado. 250 mil euros é o total previsto para cobrir as despesas, sendo que a maior parte dos fundos vem de empresas privadas e outros patrocinadores. Isto, da parte do município do Porto. O município de Gaia dispõe de 180 mil euros para o arraial.

O presidente da CMP, Rui Moreira referiu ainda, nesta sessão de apresentação do programa das festas de S. João, que a internacionalização do arraial é uma prioridade do município. Assim, tendo em conta a eleição como “Melhor Destino Europeu”, o Departamento de Turismo da Câmara Municipal do Porto e a Associação de Turismo do Porto (ATP) unem-se “na promoção internacional da festa sanjoanina”, garante Rui Moreira.

Para além da divulgação em meios de comunicação social de vários países, estão previstas parcerias com cidades geminadas com o Porto que não celebram o S. João, como é o caso de Liège (Bélgica), Bordéus (França), Bristol (Reino Unido), Jena (Alemanha) e ainda Duruelo de la Serra (Espanha). Rui Reininho diz, com certeza, que esta é “a melhor festa do mundo”.