Depois do seu arranque em Lisboa, o Portugal Fashion reabre a passerelle no Edifício da Alfândega do Porto, entre 27 e 29 de março. Sob o tema “Organic”, a 34.ª edição pretende valorizar a orgânica interação de elementos que desencadeia a criação artística em áreas como a moda.

Fátima Lopes, Luís Buchinho, Miguel Vieira, Luís Onofre e Diogo Miranda são alguns dos nomes conhecidos que vão apresentar coleções para a próxima estação de outono/inverno 2014-15. No Porto são esperados 25 desfiles, tanto de criadores e marcas da moda portuguesa já conhecidas pelo público, bem como de novos criadores.

Segundo Manuel Lopes Teixeira, responsável pela direção do evento, “um dos objetivos matriciais do Portugal Fashion é, justamente, a dinamização da relação entre indústria e criadores, apostando em marcas em que o design é claramente entendido como um fator de competitividade”.

Espaço Bloom

Mas o apoio e promoção de novos talentos da moda nacional é também uma das apostas do Portugal Fashion. Desde outubro de 2010 que o Espaço Bloom é o palco onde novos criadores apresentam as suas coleções ao público.

Foi graças à participação no projeto Bloom que nomes como Daniela Barros, Estelita Mendonça, Hugo Costa e Susana Bettencourt têm a oportunidade de apresentar, nesta edição, as suas novas coleções na passerelle principal do Portugal Fashion.

De acordo com Manuel Lopes Teixeira, “o Portugal Fashion tem feito um grande esforço para garantir a entrada de novos designers no circuito da moda”. O responsável acrescenta ainda, em comunicado, que “a atual geração de designers de moda é a mais bem preparada de sempre” e, como tal, “há necessidade de renovar geracionalmente a moda portuguesa, de forma a aumentar a sua capacidade de oferta de produtos no mercado global e a ajudar o nosso setor têxtil a reforçar a sua competitividade internacional”.