Os especialistas responsáveis pela condução das investigações sobre os malefícios do chamado “e-líquido” consideram o produto um risco sério para a saúde pública, especialmente para as crianças, já que podem ser atraídas pelas cores brilhantes e aromas do mesmo.

Lei do Tabaco

Em Portugal, a Lei do Tabaco será revista em maio, estando prevista a proibição de fumar em todos os locais públicos fechados. Francisco George, diretor geral da Saúde refere que “a principal fonte que polui o ar interior que respiramos é o fumo do tabaco” e que, por isso, “é absolutamente essencial caminharmos no sentido de revermos a nossa lei para sermos mais exigentes com a qualidade do ar interior que todos respiramos”.

A nicotina líquida é extraída do tabaco e misturada com um cocktail de aromas, corantes e produtos químicos diversos, e funciona como um estimulante. Quando ingerida ou absorvida através da pele, mesmo em pequenas quantidades, pode causar vómitos, convulsões e até ser fatal. Segundo as investigações, uma colher de chá é o suficiente para matar uma criança.

Nos Estados Unidos, o número de casos ligado ao “e-líquido” já aumentou mais de 300% desde 2012 e as chamadas para os centros de controlo de envenenamento são cada vez mais frequentes. No país norte-americano, a venda do produto ainda não está regulada pelas autoridades, sendo que é misturado de forma ilegal nas lojas e vendido presencialmente ou online. Recorde-se que a nicotina líquida é vendida para os cigarros eletrónicos, que têm registado um aumento nas vendas, em Portugal.