Já sabíamos que o chocolate não engorda e, em “formato bebida”, até faz bem ao cérebro. Desta vez, uma investigação divulgada no encontro anual da American Chemical Society (ACS) acrescenta ainda que o chocolate negro pode prevenir doenças inflamatórias ou até o cancro do cólon.

Porquê? Segundo John Finley, professor e investigador da Universidade do Estado do Louisiana, os benefícios do chocolate negro na saúde são fomentados pelas bactérias do nosso organismo. “Nós descobrimos que existem dois tipos de bactérias no intestino, as boas e as más. As bactérias boas, como a Bifidobacterium e a bactéria do ácido láctico, adoram chocolate. Logo, quando se come chocolate preto, elas crescem e fermentam, produzindo componentes anti-inflamatórias”, afirma Maria Moore, uma aluna e investigadora do projeto.

Sendo assim, quando estes componentes são absorvidos pelo organismo, podem mesmo reduzir o risco de inflamação no sistema cardiovascular e, consequentemente, prevenir o risco de sofrer de um acidente vascular cerebral. Para além disso, ainda podem prevenir o aparecimento de doenças inflamatórias no intestino e o cancro do cólon.

O estudo foi desenvolvido através de um modelo de aparelho digestivo, constituído por uma série de tubos de ensaio que simulavam o sistema digestivo humano.

Faz bem, recomenda-se e vicia

No dia em que se comemora mundialmente o chocolate, a Associação dos Industriais de Chocolates e Confeitaria (ACHOC) também destaca alguns dos benefícios deste alimento. Segundo a associação, as características nutricionais do chocolate fazem dele um alimento saudável, desde que consumido com moderação.

Manuel Barata Simões, porta-voz da ACHOC, afirma que “há que assinalar que o chocolate e os derivados do cacau são alimentos muito nutritivos e com excelentes benefícios para a saúde por conterem um antioxidante natural – os polifenóis – que ajudam a manter a saúde das artérias e do coração, prevenindo uma série de doenças, como as cardiovasculares”.

Para além disso, contém ainda “um aminoácido chamado triptofano que aumenta a produção de serotonina, conhecida contribuição para a sensação de prazer, resultando na melhoria do bem-estar”. “Até mesmo o aroma é estimulante”, diz. Os viciados já têm desculpa: para além de aumentar o bem-estar, também faz realmente bem à saúde.