Nesta quinta-feira, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto recebe Gustavo Carona, médico sem fronteiras, numa palestra que vai mostrar aos futuros colegas as suas vivências enquanto médico voluntário.

Gustavo Carona, médico e antigo aluno da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai participar, esta quinta-feira, numa palestra focada na experiência do anestesista enquanto Médico sem Fronteiras.

A palestra decorre no auditório do Centro de Investigação Médica (CIM) e tem início marcado para as 11h, sendo dividida em duas partes. A primeira vai dar conta do trabalho dos Médicos sem Fronteiras, dando a conhecer ao público as missões desenvolvidas pela organização, história e princípios fundamentais. Na segunda parte, o “médico da casa” vai partilhar com os presentes as suas experiências e estará recetivo a perguntas que a audiência queira colocar.

Gustavo Carona já esteve em missões no Afeganistão, Paquistão, Moçambique e na República Democrática do Congo. A sua última aventura foi no norte da Síria, onde esteve um mês, tendo lá passado o Natal, inclusivamente.

Natural do Porto, é anestesista e integrava a Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de S.João, bem como a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM.

Gustavo tem também um blogue onde retrata o dia-a-dia das suas aventuras.