Se, até agora, a escolha dos sapatos já era a primeira tarefa complicada do seu dia, estudos aumentam a responsabilidade da opção e podem fazê-lo passar mais tempo a olhar para a montra. Um estudo universitário mostra que o que calça pode indicar se é possessivo, ansioso ou descontraídos nos seus relacionamentos mais próximos. Afinal, os sapatos que usa não guardam segredos.

Por exemplo, sabia que as pessoas mais ansiosas nas relações têm tendência a usar sapatos novos e brilhantes? Isto porque, explica o estudo, estas pessoas têm necessidade de causar boa impressão, importam-se com aquilo que o outro pode pensar.

Durante o estudo, publicado pelo Journal of Research in Personality, 63 estudantes da Universidade de Kansas traçaram o perfil de outros 208 com base nas fotografias dos seus sapatos preferidos e mais usados. A avaliação foi além das caraterísticas óbvias e acabou por envolver os próprios participantes na pesquisa. Os que usavam sapatos pretos simples mostraram dificuldades em traçar a sua própria personalidade.

Em jeito de conclusão, os autores do estudo dizem que “os sapatos transmitem uma fatia fina, mas útil de informações sobre seus donos”, transmitindo mensagens simbólicas através de sinais não-verbais. Futilidade ou não, o sapato vermelho do cartaz do filme “Diabo veste Prada” ou o transparente da Cinderela podem determinar, consciente ou inconscientemente a nossa visão da história.