Às 20h30 (hora local) deste sábado, centenas de milhões de pessoas vão desligar o quadro da luz para promover a sustentabilidade do planeta e o compromisso com o ambiente.

Há sete anos que a “Hora do Planeta” sensibiliza a população mundial para a proteção do ambiente. Através deste evento anual, indivíduos, empresas, governos e comunidades são convidados a desligar as luzes durante uma hora para mostrar o apoio a esta ação sustentável. Sidney, cidade australiana, foi a pioneira desta ideia numa tomada de posição contra as alterações climáticas.

Desde então, o movimento ganhou proporções mundiais e, no último sábado de março, entre as 20h30 e 21h30 de cada país, toda a gente é incentivada a não utilizar eletricidade, chamando à atenção para a mudança de comportamentos no que diz respeito à sustentabilidade do ambiente.

A Hora do Planeta é organizada pela WWF (World Wide Fund for Nature) e desde 2009 que Portugal participa. Este ano já há cerca de 85 localidades inscritas, número que se tem mantido nos últimos três anos.

E desta vez há ainda uma novidade, a participação de “uma plataforma de crowdfunding com vários projetos em diversas regiões do mundo para apoio de pessoas, empresas ou comunidades, no sentido de dizer que a Hora do Planeta também conseguiu fazer mais pela conservação do nosso planeta”, revela em comunicado, Angela Morgado, coordenadora do WWF Portugal.

Porto e Gaia aderem à Hora do Planeta

A Câmara do Porto vai aderir à causa ao desligar as luzes em vários monumentos emblemáticos da cidade. Ponte Luiz I, Trindade, Terreiro da Sé, Bolhão e Batalha são alguns dos locais que vão estar às escuras na Hora do Planeta.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia também irá desativar, este sábado, a iluminação de 13 equipamentos do município, associando-se, desta forma, ao maior evento mundial de ação ambiental.

Na cidade gaiense serão vários os edifícios onde o interrutor ficará desligado, com
destaque para a Casa da Presidência, a Casa Barbot, o Auditório Municipal de Gaia, o Parque
da Lavandeira, o Parque Biológico de Gaia, o Mosteiro da Serra do Pilar, a Biblioteca Municipal e ainda as instalações das empresas municipais Águas de Gaia e Gaiurb.

Para além da colaboração nesta iniciativa, o município pretende implementar, ao longo de
todo o ano, práticas para potenciar a eficiência energética, em particular no âmbito da
iluminação pública e da gestão do parque escolar municipal.