O Barómetro de Inovação COTEC 2014 analisou 52 países e Portugal ocupa a 29.ª posição, o que representa uma subida de duas posições, em relação a 2013. Apesar da evolução, o resultado mantém-se inferior à média global e à média da OCDE.

De acordo com a COTEC, Portugal volta a incluir-se no conjunto de países “cigarra”, uma classificação que reflete “a falta de capacidade de concretização e transformação do potencial de inovação em resultados concretos com impacto económico-social”. Ainda assim, apresenta-se à frente de todos os países do sul da Europa.

A análise da COTEC, Associação Empresarial para a Inovação, tem como base quatro dimensões gerais: condições, recursos, processos e resultados. Portugal teve uma evolução positiva nas quatro, ainda que os resultados mais favoráveis digam respeito às condições e recursos, seguindo a tendência dos países “cigarra”.

Para além das quatro dimensões, a análise especifica ainda dez pilares que incluem 67 indicadores relacionados com a inovação. As variáveis são produzidas por diferentes entidades, como a European Union Scoreboard, a Eurostat, a OCDE ou a World Economic Forum. A evolução de Portugal destaca-se no pilar “Networking e Empreendedorismo”, no qual subiu 12 posições. Quanto ao “Financiamento”, a subida foi de quatro lugares, depois de, no ano passado, ter sido registada uma quebra de 21 posições.

Em relação às descidas deste ano, destacam-se as quebras nos pilares “Capital Humano” e “Aplicação de Conhecimento”. O último é constituído por sete indicadores e apenas a “taxa de crescimento da produtividade da força laboral” apresentou uma evolução positiva face a 2013.