A 34.ª edição do Portugal Fashion, que está a decorrer na Alfândega do Porto, tem como tema central “Organic” e pretende celebrar a moda enquanto organismo vivo, bem como a orgânica interação de elementos que desencadeiam a criação artística.

Na noite desta quinta-feira reinaram as cores escuras e os tecidos quentes, não fosse esta a apresentação da coleção outono-inverno 2014/15. Repartidos por dois espaços, criadores conceituados, como Júlio Torcato, Luís Buchinho e Anabela Baldaque, e as jovens promessas Daniela Barros e Hugo Costa, mostraram as tendências que vão marcar a próxima estação fria.

A passerelle principal da Alfândega do Porto foi estreada por Júlio Torcato, que inspirou a sua coleção masculina no conceito de “tailorismo urbano”, nos uniformes retro e no luxo aristocrático decadente. Nas suas criações reinam os castanhos, pretos, o verde-escuro, marinho e azul royal. Quanto aos materiais apresenta, sobretudo, lãs puras e lavadas, brocados de seda, caxemira, algodão e poliamida.

Luís Buchinho

Luís Buchinho apresentou a coleção “Untitled”, na sala do piso térreo da Alfândega. O universo do pintor e fotógrafo Georges Rousse foi a grande inspiração, onde a ilusão é mestra. As cores fortes desta coleção, que evidencia as mulheres de caráter forte e que cruza géneros, são as paletes do preto e do branco, sobrepostas com rosas mesclados e rosas vivos, e também tons de blush. Quanto aos materiais, Luís Buchinho aposta em matérias confortáveis e fáceis de vestir e baseia-se nas lãs plissadas, tweeds dupla-face, peles e acabamentos de pele, tricotados, plissados com estampados, bem como tecidos emprestados do guarda-roupa masculino.

Daniela Barros e Hugo Costa

A estes dois criadores reconhecidos seguiram-se os jovens designers Daniela Barros e Hugo Costa, que partilharam a passerelle. Importados do projeto Bloom, têm dado cartas ao longo das coleções e têm evoluído dentro do conceito Portugal Fashion, estando agora no palco “dos grandes”.

A coleção de Daniela Barros dá pelo nome de “Dalka” e apresenta cortes geométricos e rígidos numa silhueta forte e austera. Os materiais escolhidos contrastam entre o tecnológico e o natural, formando peças grandes e com várias camadas. O preto, o cobalto e o branco são as cores mais usadas. Quanto à coleção de Hugo Costa, é inspirada no código de conduta samurai, o “Bushido”, que dá nome à sua coleção. Nela abundam os volumes exagerados e funcioanais, onde os materiais tecnológicos e tradicionais se fundem.

Anabela Baldaque

A fechar a primeira noite de Portugal Fashion esteve a veterana Anabela Baldaque com a sua coleção “4 horas antes”, que pretende ser um desafio para quem olha, veste, interpreta e cria histórias. As peças chave desta coleção que foi apresentada segundo um forte dispositivo cenográfico são os casacos com aberturas insólitas e bolsos de grandes proporções. Nas cores reinam os cinzas, dourados, verde bosque, amarelo, castanho cobre metálico, pretos e rosas. Nos materiais abundam as texturas, boucles, fazendas grossas, bem como os pelos longos e a seda.

Para esta sexta-feira esperam-se as coleções de Susana Bettencourt, Estelita Mendonça, Katty Xiomara, Diogo Miranda e Fátima Lopes.