“Queremos descobrir o verdadeiro sonho da criança e concretizá-lo para que assim lhe consigamos dar um bocado de esperança e alento” – é assim que Patrícia Viana, diretora geral interna da U.Dream, descreve a missão da organização, fundada na Universidade do Porto (UP), em agosto de 2013.

Desde essa altura, a associação sem fins lucrativos, que conta no presente com 45 membros, tem vindo a acompanhar crianças num “estado de saúde ténue, sobretudo com cancro e doenças raras”.

Atualmente, a U.Dream acompanha dez crianças no Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto) e no Centro Raríssimas da Maia. Esse acompanhamento é feito, em média, durante um período de três meses mas dá a possibilidade à criança de obter um padrinho ou madrinha, escolhido pela organização, “que o acompanhará a longo prazo”. A equipa de relações humanas visita as crianças várias vezes por semana, viajando entre o IPO, o Centro Raríssima e a casa dos mais pequenos, explicaPatrícia.

“Versus” apresentada na Exponor

No próximo sábado, dia 29 de março, a U.Dream realiza a “Versus”, a gala oficial de apresentação do projeto. Esta iniciativa tem como principal objetivo angariar fundos que permitam a concretização dos sonhos e, tal como indica a diretora interna, funcionará como “uma rampa de lançamento”. Esta “gala solidária” irá decorrer na Exponor e conta com a presença de músicos, ilusionistas e comediantes, entre outros. Os bilhetes estão à venda em várias associações académicas e têm um custo de 5 euros para o público em geral e 4 euros para os sócios da associação.

Desde visitas ao jardim zoológico até à realização de um book fotográfico, já são vários os sonhos concretizados pela associação. Patrícia foi madrinha da primeira criança acolhida pela associação e garante que é possível marcar a diferença. “Somos quase como um melhor amigo para eles, apesar de todos os inconvenientes”, conta.

Recentemente, a vontade da associação é realizar o sonho do Gabriel, uma criança com paralisia cerebral: “Ele tem muita força nos pés e o fisioterapeuta disse que caso conseguíssemos pagar essa cadeira vertical, o menino poderia começar a dar passos e há uma grande possibilidade de começar a andar”, diz.

A angariação de fundos é assim um dos principais objetivos da U.Dream e é com este propósito que se realiza no próximo sábado, dia 29 de março, a primeira gala oficial de apresentação (ver caixa).