Em outubro de 2010, aquando de uma reunião em Berlim, Jorge Prendas e Chizu Fukui encurtaram a distância que separa Tóquio da cidade do Porto e iniciaram uma parceria entre a Casa da Música e a instituição cultural da cidade japonesa, o Tokyo Bunka Kaikan.

Em janeiro de 2011, Chizu visitou pela primeira vez a Casa da Música e, dois anos depois, em 2013, regressou ao Porto com a responsável do Bunka Kaikan para efetivarem a parceria. Depois de visitarem várias instituições europeias e conhecerem os serviços educativos por estas praticados, os responsáveis da sala de espetáculos japonesa “encontraram na Casa da Música o modelo ideal para ser replicado em Tóquio”, explicou Jorge Prendas ao JPN.

Assumir um projeto de formação com músicos japoneses, de forma a que, no futuro, pudessem ter um programa educativo semelhante ao praticado pela Casa da Música, foi a proposta feita pelo Tokyo Bunka Kaikan. O diretor do Serviço Educativo da Casa da Música, Jorge Prendas, esteve em Tóquio para dar formação intensiva a cerca de 20 jovens japoneses e agora foi a vez de três dessas jovens se deslocarem ao Porto. Durante uma semana, Mio, Ayako e Sayuri, juntamente com a responsável pelo futuro serviço educativo da instituição nipónica, Chizu Fukui, assistiram às várias iniciativas do Serviço Educativo da Casa da Música.

A estadia das quatro japonesas na cidade do Porto teve como principal objetivo dar a conhecer o modelo praticado pela instituição portuense e que será adotado brevemente pelo Bunka Kaikan. Mio, Ayako e Sayuri tiveram ainda a oportunidade de apresentar o workshop “World Music Adventure”, que deliciou perto de uma dezena de crianças.