O último dia de Portugal Fashion contou com mais de 12 horas de moda, em modo non-stop. Desde as 15 horas até à madrugada a Alfândega do Porto vibrou com desfiles, emoções e muita música na after show party.

A passerelle abriu com o desfile Industry, composto por quatro marcas. Ballentina, Cheyenne, Concreto by Helder Baptista e Mad Dragon Seeker by Alexandrine Cadilhe&Daniel Simões apresentaram as coleções outono/inverno que já estão à venda nas suas lojas.

Sapatos

Depois das marcas de roupa brilharam as marcas de sapatos. Fly London, Goldmud e Alexandra Moura, J.Reinaldo, Nobrand e Sílvia Rebatto fizeram as delícias de homens e mulheres apreciadores dos mais variados tipos de sapatos. Nestas coleções reinaram as peças confortáveis, de pele, com estampados, saltos em cunha, cordões e fechos. o retro coexistiu com o glamorous punk.

Espaço Bloom

O espaço Bloom contou com um dos momentos altos da noite, a apresentação e escolha dos quatro vencedores do concurso Bloom.

Concurso Bloom

A concurso estiveram oito jovens criadores, que apresentaram quatro peças cada um. Ana Catarina Santos com a sua coleção “Subtil Conflicts”, Ana Vicente com “The Broken Mirrors”, Eduardo Amorim com “Protect Me”, Haggard by António Vaz Soares com “Paper Cuts”, João Rôla com “Tipe”, Martinho Gonçalves com “Marble”, Pedro Neto e Teresa Carvalheira que apresentou “To Preserve”.

Os vencedores

O vencedor do concurso Bloom foi Pedro Neto, que apresentou uma coleção baseada na obra “Self-Burial” do fotógrafo e artista Keith Arnatt e que pretende representar a evolução temporal e o “ser livre”. As silhuetas retas, compridas e oversized estas peças conquistaram o júri do concurso, que também se renderam aos contrastes entre o branco e o preto e aos tecidos pesados mas fluídos No segundo lugar ficou João Rôla, no terceiro Ana Catarina Santos e em quarto Eduardo Amorim. Todos ganham a possibilidade de desfilar as suas coleções no espaço Bloom durante quatro estações, bem como apoio financeiro.

Jovens designers

Decorreram no espaço Bloom mais quatro desfiles de jovens criadores que não estavam a concurso. Cláudia Garrido apresentou a sua coleção intitulada “Ghostmothers”, e a ela juntaram-se também as coleções de Joana Ferreira, Teresa Abrunhosa e Klar.

Marcas

No que toca as marcas, Vicri, Lion of Porches e Dielmar fizeram as honras em desfiles separados.
Vicri apresentou a sua coleção “Dandi”, uma coleção masculina que prima por linhas clássicas já habituais da marca, mas também pormenores mais desportivos e looks gráficos, em materiais como lãs, com detalhes acolchoados e aplicações inesperadas.
A Lion of Porches dividiu a sua coleção outono/inverno 2014/15 em três linhas, “Lion”, “Colourfull Hunting” e “City”, e que se destinam as graúdos mas também aos mais pequenos. Sempre fiel ao estilo britânico a que a marca nos habituou, as linhas surgem mais descontraídas e são baseadas no urbanismo, no tema da caça e na sofisticação.
Dielmar faz um regresso aos anos 60, década do nascimento da marca, com base no filme “The Thomas Crown Affair”, transportado numa coleção que espelha o requinte e a criatividade daquele tempo.

Carlos Gil

A Valsa dos Pássaros” é o nome da mais recente coleção do designer Carlos Gil, baseada nos bando de pássaros que voam no céu. Nesta coleção reinam os tons metalizados, as penas, as e as peles, em peças sempre com sihuetas realçadas e elegantes.

Meam by Ricardo Preto

Movimento” é o nome da coleção apresentada por Ricardo Preto. A sua inspiração é o vibrante mundo atual e pretende ser o espelho da alma feminina com silhuetas esguias e discretas e cortes sóbrios e austeros. Os materiais predominantes na coleção são as fazendas de lã. o algodão e a seda e as cores o preto, azul, verde e branco.

Luís Onofre

Luís Onofre apresentou a sua coleção de calçado e malas para a próxima estação fria. As peles, os pelos, os saltos altos, os saltos finos e o salto raso coexistem numa coleção sublime e elegante para mulheres com atitude. A estrela deste desfile foi a conceituada modelo Ana Sofia.

Miguel Vieira

A fechar a 34.ª edição do Portugal Fashion foi apresentada a coleção “Uma noite de inverno” de Miguel Vieira. O criador, que dispensa apresentações, baseou-no no frio, na chuva e nas noites intermináveis e criou uma coleção que transmite as palavras beleza, distinção, elegância e poder de sedução.

No final, com todos os modelos juntos em estruturas no palco para o efeito, o criador entrou na sala e foi muito aplaudido. Na plateia estavam cerca de mil pessoas, naquele que foi o mais concorrido desfile desta edição do Portugal Fashion.