O dia 1 de abril trouxe a melhor das notícias para o Boavista Futebol Clube, já que a equipa axadrezada viu-lhe ser reconhecido o regresso à I Liga de Futebol Profissional (LPFP). No comunicado divulgado pela LPFP, pode ler-se: “Considerando a apresentação pelo Boavista Futebol Clube, Futebol, SAD, de toda a documentação no âmbito do processo de candidatura (…) informa-se que a Comissão Executiva deliberou aprovar a candidatura da Boavista Futebol Clube, Futebol, SAD à participação na I Liga, na época 2014/15″.

A reintegração do Boavista, atualmente a disputar o Campeonato Nacional de Seniores, vai obrigar a que o principal campeonato português seja alargado de 16 para 18 clubes,
tal como estipulado no protocolo assinado em 29 de junho de 2013, entre LPFP e Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

No âmbito deste alargamento, apenas o último classificado da I Liga vai descer diretamente à II Liga, enquanto o 15.º vai disputar a permanência frente ao terceiro do segundo escalão que possa subir de divisão, uma “luta” que exclui as cinco equipas B, numa “liguilha” a duas mãos, cujos jogos estão agendados para 13 ou 14 e 17 ou 20 de maio.

O Boavista, cujo ponto alto na sua história remonta à conquista do título nacional, em 2001, foi despromovido à então designada Liga de Honra no final da época 2007/08, na sequência do processo “Apito Final”, mas o clube acabou por ser relegado para a II Divisão por não ter cumprido os requisitos financeiros para as competições profissionais. Em fevereiro de 2013, depois de uma decisão judicial, o Conselho de Justiça da FPF decidiu dar provimento ao recurso do Boavista, com fundamento na prescrição do procedimento disciplinar que ditou a descida de divisão do clube, sem analisar o mérito dos procedimentos disciplinares aplicados.

“Finalmente fez-se justiça”

Um dos adeptos mais ilustres do Boavista é Manuel do Laço, que, em entrevista ao JPN, não escondeu a sua satisfação por, finalmente, ver o seu clube do coração ser recolocado na I Liga. Manuel defende que a maioria dos portugueses tinham consciência da injustiça que fizeram ao clube axadrezado e, por isso, acredita que estes ficam contentes com a decisão de fazer regressar o Boavista ao principal campeonato do futebol português.

O adepto boavisteiro, que gostava de ver Jaime Pacheco no comando técnico da equipa na próxima temporada, realça que João Loureiro é o homem certo para comandar o clube na época de regresso à I Liga, apesar dos erros que cometeu no passado.