O I Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura (ENEA) vai ter lugar na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), nos próximos dias 10, 11, 12 e 13 de abril. A organização do evento é da responsabilidade de Rodrigo Gonçalves e Sofia Fidalgo, alunos do 4.º ano de Arquitetura na FAUP, com o apoio da Associação de Estudantes da faculdade.

Em comunicado oficial, a organização explica que a primeira edição do ENEA nasceu “da necessidade sentida pelos estudantes de comunicar com a realidade das outras faculdades do país e do desejo de partilha de experiências, conhecimentos e ideias”.

A iniciativa pioneira pretende promover o contacto entre os alunos de arquitetura das diferentes universidades e institutos, de modo a fomentar o “enriquecimento académico e pessoal” dos estudantes.

O encontro de alunos inicia-se com um convívio entre os participantes, a 10 de abril, e inclui conferências com vários arquitetos portugueses. Camilo Rebelo, Alexandre Alves Costa, Sérgio Fernandez e Ana Aragão são alguns dos nomes confirmados.

O programa de atividades conta também com visitas a obras de Fernando Távora, Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura e a ateliers de arquitetos portuenses. O encontro de estudantes de Arquitetura pressupõe ainda um exercício de projeto, a realizar durante os dias do evento.

Para além da Faculdade de Arquitetura da UP, o ENEA vai contar com a participação de alunos da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAUL), do Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST), da Faculdade de Ciências da Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), da Universidade Lusíada do Porto (FAAULP) e da Escola Superior Artística do Porto (ESAP).

O programa completo já pode ser consultado e os estudantes interessados em participar devem informar-se junto das respetivas Associações de Estudantes. O número de inscrições é limitado.