O Cardiovascular Research Institute at the Lehigh Valley Health Network, na Pensilvânia, estudou mais de 3800 corredores, entre eles homens e mulheres com idade média entre os 46 anos. Cerca de 70% dos participantes disseram que correm mais de 20 milhas por semana, ou seja, mais de 32 quilómetros.

O estudo teve ainda em conta a medicação que os desportistas tomavam, se tinham tensão arterial alta, colesterol elevado ou antecedentes de tabagismo. Chegaram à conclusão que nenhum destes fatores pode ser usado para explicar os resultados a que chegaram. Mas uma coisa é certa: demasiado jogging pode ser tão perigoso como ter um estilo de vida sedentário.

Rafael Martins não participou no estudo mas podia ser um destes casos. Tem 26 anos e corre de segunda a sexta. O jogging acabou por se tornar um vício saudável e, na verdade, se não correr fica “com a sensação de que falta qualquer coisa”.

UP celebra Dia Mundial da Atividade Física

A Universidade do Porto vai comemorar, no dia 7 de abril, o Dia Mundial da Atividade Física e Saúde com atividades desportivas, avaliações físicas e oferta de aconselhamento nutricional. O Centro de Desporto da UP (CDUP-UP) vai organizar uma aula de Bokwa e Step às 18h30 na Faculdade de Desporto. Segue-se uma aula de Pilates, às 19h30. Antes e depois destas atividades, os participantes podem usufruir de aconselhamento nutricional, ao encargo da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação e ainda avaliações físicas. O objetivo da iniciativa é que os estudantes passem uma tarde saudável e que possam melhorar a qualidade de vida.

Para Rafael, a corrida não funciona apenas para se manter em forma. O jovem diz mesmo que acaba por ser mais importante o facto de poder relaxar. “É uma altura em que posso estar a ouvir música e a pensar na minha vida. Acaba por aliar as duas coisas: a boa forma física e um bom estado de espírito”.

Ainda relativamente ao estudo americano, os investigadores defendem que as pessoas com maior longevidade são aquelas que fazem exercício de uma forma moderada. E por moderada entenda-se duas a três horas de corrida durante a semana.

Rafael é um amante da corrida mas sabe que é impossível não concordar com o estudo. “Claro que quando as coisas são em excesso podem dar problemas. Depende também do tempo que se corre. Eu corro cerca de 40 minutos. Se corresse antes uma hora e meia claro que ia ser um exagero”.