A RTP2 vai mudar-se de malas e bagagens para a cidade Invicta. A produção e emissão do canal vai passar a ser feita nas instalações do canal no Porto. A decisão foi tomada pela administração do canal que vai anunciar estas mudanças na conferência de imprensa marcada para hoje.

Esta mudança do segundo canal da RTP vai de encontro à opinião avançada numa audição parlamentar pelo ministro Poiares Maduro, que quer que o Porto deixe de ser apenas um centro de produção. O ministro chegou mesmo a sugerir que a RTP Internacional fosse transferida para o Porto, mas deixou a decisão para a administração da RTP.

Mas a deslocação da RTP 2 não é a única novidade relacionada com o canal. A direção vai agora ficar ao cargo de Elíseo Oliveira, atual diretor do Centro de Produção do Norte da RTP. O futuro diretor fez parte do conselho regulador da ERC. O papel da direção do canal estava entregue, desde setembro de 2012, a Hugo Andrade, aquando da demissão de Jorge Wemans.

Estas mudanças na RTP2 são feitas no âmbito do processo de reestruturação da empresa, ao abrigo do Plano de Desenvolvimento e Redimensionamento da RTP, tal como do novo contrato de concessão.