De sorriso nos lábios e sempre de forma improvisada, a Operação Nariz Vermelho é desde 2002 uma organização de destaque em vários hospitais portugueses. Do norte ao sul do país, a ONV tem como missão levar alegria às crianças hospitalizadas nos serviços pediátricos, bem como aos seus familiares e profissionais de saúde, através da arte e imagem do “Doutor Palhaço”.

Estes artistas têm formação especializada no meio hospitalar e trabalham em estreita colaboração com os profissionais de saúde, realizando atuações adaptadas a cada criança e a cada situação. O trabalho dos artistas é remunerado, e a associação oferece aos hospitais esse serviço.

“Ainda não estamos desesperados”

A associação, que conta na sua equipa com 22 doutores palhaços e 10 profissionais nos bastidores, angaria os fundos necessários para o trabalho desenvolvido com a ajuda de empresas, campanhas e sócios. Contudo, a Operação Nariz Vermelho vive momentos complicados, uma vez que o seu financiamento tem sofrido profundas alterações. Pedro Fabião, diretor artístico da ONV, refere ao JPN que tiveram que alterar a sua forma de financiamento, em resultado da diminuição dos apoios prestados pelas empresas.

No que diz respeito aos custos envolvidos na ONV, e olhando apenas para as ações nos blocos operatórios, levar um doutor palhaço uma vez por semana ao bloco operatório custa seis mil euros por ano, entre formação e deslocações.

Fabião realça que este valor refere-se apenas ao custo neste tipo de serviço, pois o orçamento total da organização é bem mais elevado.

Apesar das dificuldades, o diretor artístico da Operação Nariz Vermelho reafirma que a organização não está num estado dramático, apesar de não pôr de parte a possibilidade da ONV sofrer alterações em virtude do contexto atual do país.