O vocalista dos Nirvana tinha 27 anos quando se suicidou. Com uma carreira com três álbuns de estúdio e um número infinito de fãs, Kurt Cobain era especial. Afinal, ele era o adolescente que queria ser músico para poder conhecer o país em que vivia e, ao mesmo tempo, o homem que odiava a fama mundial que conquistou.

Kurt Cobain nasceu a 20 de fevereiro de 1967 em Aberdeen, Washington, e queria conhecer mais do que aquilo que a cidade onde vivia tinha para mostrar. O divórcio dos pais, quando tinha nove anos, foi um dos episódios que marcou a infância e adolescência do artista, que queria ter uma família convencional e que admitia mesmo ter vergonha do divórcio dos pais.

Foi aos 14 anos que Kurt Cobain recebeu a primeira guitarra. A prenda foi oferecida por um tio, que lhe deu a escolher entre uma bicicleta e a guitarra elétrica. O gosto pela música surgiu muito cedo, influenciado pelos família que contava com vários músicos… Mas Kurt Cobain nem sempre quis ser músico: quando estudava no ensino secundário, Cobain queria seguir artes e, embora o mérito fosse reconhecido nos desenhos que fazia, as notas baixas não deixaram que seguisse esta carreira.

O ínicio do período Nirvana

Kurt conheceu Krist Novoselic em 1984. O gosto musical semelhante foi aquilo que aproximou os dois adolescentes que, mais tarde, iriam criar os Nirvana. Cinco anos mais tarde assinaram o primeiro contrato da banda com a editora Sub Pop, numa altura em que Chad Channing era baterista da banda.

Foi nesse mesmo ano que foi lançado o primeiro álbum: “Bleach”. Apesar de ser bem recebido pelos críticos, vendeu apenas 30 mil cópias. No ano seguinte as entradas e saídas no lugar de baterista da banda acabam com a chegada de Dave Grohl.

Sarcasmo, Angústia e Alienação Social

Estas são algumas das palavras usadas para descrever o Grunge. Este movimento surgiu no final da década de 90 em Seattle. Bandas como Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains e Soundgarden são apontadas como as que deram vida a este movimento. “Nevermind, dos Nirvana, e Ten, dos Pearl Jam, são considerados os álbuns que iniciaram este movimento.

Mas foi em 1991, já com contrato com a DGC Records, que foi lançado Nevermind. O segundo álbum dos Nirvana torna-se um sucesso com mais de 30 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Este é também o álbum que é, para muitos, o inicio do movimento grunge. A tão aclamada “Smells Like Teens Spirit” é considerada o hino da geração X.

O último álbum da banda foi lançado em 1993. “In Utero” entrou a ocupar o primeiro lugar da Billboard. A mudança em relação ao Nevermind também foi bem recebida pelos críticos. O álbum procurava captar sons mais reais e com menos efeitos de estúdio.

Um funeral anunciado

Em novembro de 1993, Kurt Cobain concordou em dar um concerto para a MTV, canal que criticava frequentemente. O “Unplugged in New York” foi um concerto diferente dos estádios e salas de espetáculos cheias. Muitos das músicas mais conhecidas da banda – como a “Smells Like Teens Spirit” – não fizeram parte do alinhamento. Estas foram substituídas por músicas de artistas que Cobain admirava. O cenário foi preparado a pedido de Kurt Cobain que queria um ambiente semelhante a de um funeral.

Dois meses depois, Kurt decide deixar a vida nómada de quartos de hotel e compra uma casa em Seattle com Courtney Love, com a qual era casado e tinha uma filha. A dependência do casal por drogas não era novidade, mas Cobain fez vários tratamentos de desintoxicação que não resultaram.

Teorias da Conspiração

A morte de uma estrela traz sempre teorias da conspiração. No caso de Kurt Cobain, o suicídio não é uma explicação para a morte do cantor. A mais comum é a acusação de Courtney Love de homicídio encomendado, baseadas nas investigações de Tom Grant. O detetive privado contratado por Courtney depois da fuga de Cobain da reabilitação acredita que foi ela quem encomendou a morte do cantor.

O último concerto que deu foi no primeiro dia de março de 1994 em Munique. Depois deste concerto foi-lhe diagnosticada uma laringite e uma bronquite agudas que o impediram de continuar a atuar com os Nirvana. Foi nesta altura que Cobain tornou público que queria abandonar a carreira musical.

Dias depois, Courtney Love encontra o marido inconsciente num quarto de hotel em Roma. No estômago tinha cerca de 50 comprimidos de Rohypnol que tomou com champanhe. Cobain esteve inconsciente durante 25 horas e a CNN chegou mesmo a anunciar a morte do cantor. Esta foi encarada como a primeira de algumas tentativas de suicídio.

O início do fim

O Clube dos 27

Brian Jones, Jimi Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrison são alguns dos membros deste clube. Kurt Cobain foi mais um artista rock a morrer aos 27 anos. Mas não é só a idade que une estes músicos: todos eles tiveram uma vida marcada pela polémica e pelo consumo abusivo de drogas. A última artista a juntar-se a este Clube dos 27 foi Amy Winehouse, em 2011.

De volta à reabilitação, Kurt Cobain acaba por fugir passados dois dias. Em Seattle vagueou por vários dias, até voltar a casa, no dia 5 de abril. Nesse dia barricou-se no quarto e, depois de consumir uma dose de heroína capaz de deixar três pessoas inconscientes, decide puxar o gatilho de uma arma em direção à cabeça.

O corpo foi descoberto três dias depois por um eletricista. A investigação feita pela polícia concluiu que o músico se tinha suicidado, mas esta conclusão não é aceite por todos os fãs. Nos últimos meses a polícia de Seattle tornou públicas algumas fotos do cenário onde Kurt foi encontrado morto na tentativa de encerrar o caso de vez e acabar com teorias de assassinato.