Portugal é um dos países europeus com mais radiação solar que é cada vez mais utilizada. Agora, está a ser criada uma bateria que permite aproveitar a energia solar da melhor maneira.

Adélio Mendes, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e estudantes daquela instituição estão a desenvolver um sistema que tem como objetivo a autonomia energética de casas familiares.

Adélio Mendes, que se apresenta como “o idiota do projeto”, estava a trabalhar numa universidade na Dinamarca quando, em jeito de desafio, foi convidado a estudar a possibilidade de carregar baterias através da radiação solar.

O professor começou a investigar até que se apercebeu que, não só teoricamente era possível, como, na prática, observou o fenómeno e começou a desenvolver o sistema já em Portugal e em conjunto com alunos de engenharia. O projeto tem por base uma bateria que deverá usar energias renováveis e um material abundante e não tóxico que promete tornar os painéis solares mais baratos.

Universidade de Aarhus a UP desenvolvem empresa

Apesar de não revelar os materiais envolvidos, o professor responsável pelo projeto garante que está efetuado o pedido de registo de patente e que, “dentro de 7 a 10 anos, o sistema será colocado no mercado da tecnologia comercial”. Para que seja possível implementar estas baterias, as casas têm de estar equipadas com painéis solares de turbinas eólicas ou painéis térmicos para o aquecimento de águas sanitárias.

Para Adélio Mendes, uma das maiores vantagens é a possibilidade de armazenar não só energia elétrica como também energia térmica e apresentar uma eficiência energética de mais de 80%. Além disso, a bateria pode ser recarregada diretamente da energia do sol e o esperado é que os utilizadores paguem apenas três cêntimos por quilowatt/hora.

Para ajudar ao desenvolvimento do projeto e posterior colocação do produto no mercado, a Universidade de Aarhus (na Dinamarca) e a Universidade do Porto (UP) estão a criar uma empresa.

O grupo de investigação promete “revolucionar o panorama das energias renováveis, ao produzir a sua própria energia e permitir poupar o máximo de dinheiro possível ou recuperar o investimento”.