Foi a primeira vez que o inventor, engenheiro de profissão, concorreu a este evento internacional e foi o único dos três portugueses que participaram a trazer prémios para casa.

Fernando, que está atualmente a trabalhar num projeto médico ligado ao cancro do rim, levou consigo três engenhos inovadores. A “Neo Sweet Light”, com vista à cura da icterícia em recém-nascidos, recebeu o primeiro prémio na categoria Médica. Nesse mesmo setor, o “Drop Counter”, um aparelho que permite a monitorização das gotas dos dispensadores de soro, arrecadou a medalha de prata. Por fim, o “Dermbee”, um guarda-sol transparente com proteção solar, trouxe o terceiro prémio na categoria Saúde e Paramédica, tendo feito grande sucesso entre os visitantes da feira.

O inventor não ia com intenções de ganhar, mas sim de estabelecer contactos úteis para parcerias futuras. Graças aos prémios recebidos, pode agora ter ainda mais oportunidades para dar a conhecer os seus inventos e conseguir investidores.

O Salão Internacional das Invenções realiza-se em Genebra todos os anos e é a maior iniciativa que se realiza nesta área. A edição deste ano contou com cerca de 790 participantes e mil invenções inéditas.