O Estádio Municipal da Maia vai receber a série de jogos de Rugby 7, para as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU), em que concorrem as equipas do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP) e da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da UP (AEFEUP).

Para além das duas equipas portuenses, vão competir a Associação Académica de Coimbra (AAC); a Universidade Nova de Lisboa; o Instituto Superior de Agronomia (AEISA), também de Lisboa; a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (AEFCT); o Instituto Superior Técnico de Lisboa (AEIST) e a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE).

Foi em 2012 que a equipa do CDUP arrecadou o título vencedor nos Campeonatos Nacionais Universitários. Em 2013, a sorte trocou-lhes as voltas e regressam, este ano, comprometidos a dar o melhor e derrotar os principais adversários, a Associação Académica de Coimbra (AAC). No II Torneio de Apuramento, onde se conheceram os finalistas, a equipa do Mondego classificou-se em primeiro lugar, à frente do CDUP. A equipa da AEFEUP foi, nestes torneios, apurada na qualidade de equipa da casa.

No campo do favoritismo, quem avança é a AAC, que tem a preferência, depois de ter ganho a última edição dos CNU. As três jornadas vão dividir-se pelos dias 9 e 10 de abril e é logo no primeiro dia o jogo que vai opor as duas equipas portuenses. A final está marcada para dia 10, às 15h30, no Estádio Municipal da Maia.