Sérgio Monteiro reuniu esta segunda-feira, 7 de abril, com o Conselho Metropolitano do Porto (composto pelos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto) e o futuro da STCP e do Metro do Porto foi debatido. A privatização está nos horizontes do Governo e o Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações pretende avançar as datas dos concursos “ainda este mês”.

Para o fazer, contará com a colaboração das Câmaras Municipais da região, que de acordo com Sérgio Monteiro terão “maiores competências no processo”, já que o Governo quer contar “com quem conhece bem o terreno”. Hermínio Loureiro, presidente do Conselho Metropolitano do Porto, promete ser “parceiro ativo” do Governo no processo, e a sua preocupação é “garantir o serviço público”.

Para já, pouco é conhecido do processo de privatização: ainda não se sabe qual o modelo de privatização, bem como percentagens ou valores envolvidos nas alienações das empresas. Ainda assim, o Secretário de Estado disse existir a possibilidade de serem “aceites propostas para um ou para os dois serviços” em separado.

Contactadas pelo JPN, as empresas escusaram-se a prestar declarações sobre o processo de privatização.