Margaret Thatcher é considerada uma governante decisiva (e polémica) no Reino Unido, mas a mão de ferro que sempre demonstrou não conheceu fronteiras e marcou o mundo do pós-guerra. A sua figura e as suas políticas conservadoras foram controversas e não há concordância quanto ao seu legado.

No entanto, há um facto incontornável: Thatcher fez história. Foi a pessoa que mais tempo esteve em Downing Street: 11 anos. Foi a primeira mulher a “assumir o leme” da Grã-Bretanha, que então se afundava. No entanto, Ronald Reagan, presidente dos EUA, chamou-lhe “homem forte do Reino Unido”.

“A Dama de Ferro”

“A Dama de Ferro” é um filme britânico, de 2011. Realizado por Phyllida Lloyd, é baseado na vida de Margaret Thatcher, interpretada por Meryl Streep. O filme foi um sucesso nas bilheteiras e a interpretação de Meryl Streep foi muito aclamada, tendo recebido o Prémio da Academia Americana para melhor atriz principal.

A primeira-ministra britânica travou a decadência do país, mas o preço foi alto. Por um lado, a classe média cresceu e solidificou-se, por outro, o número de pobres duplicou. André Freire, politólogo, afirma ao JPN que, durante a sua época, a “Dama de Ferro” “levou a política a uma ascensão, no Reino Unido”, marcando a elevação do Neoliberalismo “em termos democráticos”, por todo o mundo. E, deste modo, quando questionado sobre a influência de Margaret Thatcher, responde que esta é “um símbolo do Neoliberalismo”.

Margaret Thatcher: a vida por Inglaterra

1. Primeiros anos: Margaret Roberts nasceu a 13 de outubro de 1925, em Grantham, Inglaterra. O pai era dono de uma mercearia e politicamente ativo, uma grande influência para Margaret. Antes de enveredar pela vida política, “Maggie” estudou Química na Universidade de Oxford.

2. Casamento: Em 1951, Margaret Roberts casou-se com Denis Thatcher. Dois anos depois, nasceram os filhos gémeos, Mark e Carol.

3. Primeira-ministra: A 4 de maio de 1979, Margaret Thatcher tornou-se a primeira mulher a assumir o cargo de chefe do Governo britânico. Viria a ser a pessoa que mais tempo esteve em Downing Street (de 1979 a 1990).

Não sou um político de consensos. Sou um político de convicções

Margaret Tatcher, 1979

4. Guerra das Malvinas: Em 1982, quando a Argentina invadiu as Ilhas Malvinas, Thatcher enviou tropas britânicas para as reconquistar. Apesar das adversidades, as forças do Reino Unido recuperaram as Malvinas.

5. Reforma sindical: Desde o início do mandato, Thatcher limitou o poder dos sindicatos e foi intransigente perante as greves dos mineiros do carvão, no verão de 1984.

6. Economia: Margaret levou a cabo uma série de mudanças a par da reforma sindical, como privatizações, aumento das taxas de juros e alterações nos impostos. Apesar de inicialmente os resultados não serem os pretendidos, ao fim de algum tempo a economia melhorou.

7. Tentativa de assassinato: A 12 de outubro de 1984, uma bomba explodiu num hotel onde Thatcher se encontrava hospedada. Margaret escapou sã e salva ao atentado do Exército Republicano Irlandês.

8. Guerra Fria: A primeira-ministra britânica desempenhou um importante papel na Guerra Fria, ao aliar-se ao presidente dos EUA, Ronald Reagan, na luta contra o comunismo da União Soviética.

9. Demissão: Em 1990, Margaret Thatcher resignou ao cargo como primeira-ministra, por pressão do próprio partido. No entanto, não desistiu da vida política até 1992, ano em que se retirou definitivamente.

10. Morte: A “Dama de Ferro” morreu a 8 de abril de 2013, aos 87 anos, na sequência de um AVC.