Organizado pela companhia de teatro Art’Imagem, o festival internacional de teatro Fazer a Festa caminha para a sua 33.ª edição. Durante dez dias (de 24 de abril a 4 de maio), são 19 as companhias de teatro envolvidas nos espetáculos que vão decorrer nos jardins do Palácio de Cristal, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett e, posteriormente, entre os dias 2 e 4, em Matosinhos, com a apresentação de espetáculos de rua.

O festival tem vindo a realizar-se nos jardins do Palácio de Cristal desde o final dos anos 90, com algumas exceções. Em 2009, o Fazer a Festa decorreu na Maia, em jeito de protesto face à falta de financiamento por parte da Câmara do Porto, e, em 2011, quando o festival entendeu fazer um protesto, com intervenções em espaços artísticos, devido à atitude da autarquia, que optou por não ceder os espaços habituais para a realização do festival, e por causa dos cortes do Ministério da Cultura.

Mais de 30 espetáculos para todas as idades

Ao todo, são 33 os espetáculos que se destinam a todas as idades. O número de companhias que os elabora subiu em relação ao ano passado, que contou com sete. Das 19 que participam este ano, 11 são portuguesas, cinco espanholas, duas brasileiras e uma é proveniente de Cabo Verde.

A peça que vai abrir o “Fazer a Festa” é da companhia CalaFrio, da Guarda, e os 40 anos de 25 de abril não serão esquecidos. Teresa Duarte aproveita a ocasião para apresentar o livro “Teatro para crianças, teatro para todos” e haverá ainda lugar para dois debates, sobre o estado atual do teatro.

Os bilhetes estarão disponíveis a três euros, para crianças e reformados, e a cinco euros para o público em geral. Após o festival, está prevista a repetição de alguns dos espetáculos em Arcos de Valdevez, Lousada e Póvoa de Varzim.