Está cansado da forma tradicional do martelo de S. João? Então formule uma nova ideia e habilite-se a ganhar dinheiro por isso. É que está lançada a 3.ª edição do concurso “Martelinhos de S. João”, uma iniciativa da Fundação da Juventude, em parceria com a Câmara Municipal do Porto (CMP), através da PortoLazer.

O objetivo, explica a Fundação da Juventude em comunicado, é “estimular a participação de todos os cidadãos na interpretação do tema da festa do S. João do Porto, através da reinvenção do tradicional Martelo de S. João”.

Em avaliação na competição estarão três categorias: categoria 2D, categoria 3D e vídeo. Os primeiros classificados em cada categoria serão contemplados com valores monetários: o primeiro classificado recebe mil euros e, o segundo, um prémio de 500 euros.

Candidaturas até 26 de maio

“O fator mais importante para a atribuição dos prémios será o conceito criativo e inovador com que as propostas apresentadas interpretam o tema da Festa do São João, refletindo a tradição, a gastronomia, os locais e as pessoas da cidade do Porto”, lê-se.

E se acha que neste parágrafo estão as limitações do concurso, desengane-se. “Podem candidatar-se ao concurso “Martelinhos de S. João” todos os cidadãos, de todas as idades, portugueses e estrangeiros, residentes em Portugal”, refere a Fundação da Juventude. Além disso, as candidaturas podem ser apresentadas de forma individual ou coletiva, até 26 de maio. Cada grupo pode ter três elementos e cada participante ou grupo pode apresentar um máximo de três sugestões. Todas têm que ser, no entanto, “inéditas e originais”.

As candidaturas podem ser apresentadas no site da Fundação da Juventude ou por correio, até 26 de maio. Os vencedores serão anunciados a 6 de junho e as 250 propostas de martelos mais votadas farão parte de uma exposição que “integra o programa de exposições da Fundação da Juventude/”Palácio das Artes – Fábrica de Talentos”, no Porto, inaugurada a 11 de junho.