Um porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos da América (EUA) consome até 3.800 litros de petróleo por hora, que corresponde, ao fim de 12 horas, a uma piscina de tamanho médio.

Este consumo desenfreado estava a tornar-se num problema e a solução, que demorou dez anos para ser encontrada, estava mesmo em frente aos olhos dos investigadores da Marinha norte-americana. Criaram, então, um catalisador capaz de transformar água do mar em hidrocarbono líquido combustível.

Ainda não passa de um protótipo, mas, segundo a equipa de investigadores, o processo de conversão tem uma eficiência de 92% e pode ser adaptado a motores já existentes. “É a primeira vez que tecnologia desta natureza foi demonstrada com potencial para transição do laboratório para implementação comercial em grande escala”, explica Heather Willauer, investigadora da Marinha.

Consolidado o primeiro passo, as autoridades pretendem agora construir as instalações necessárias à conversão de grandes volumes de água do mar. Somados mais dez anos, espera-se que o sistema esteja pronto. Cada quatro litros deste tipo de combustível deve custar entre três a seis dólares, ou seja, entre 2,50 e 5 euros.