Na tarde de 12 de abril, o Centro Português de Fotografia (CPF) abriu portas à exposição “Os Rapazes dos Tanques”, que conta o que se passou nos tanques que estiveram na frente do 25 de abril. O evento contou com a presença de figuras importantes, tais como os próprios “rapazes dos tanques”, o jornalista Adelino Gomes, entre outros.

Bernardino Castro, diretor de serviços do CPF afirma que se trata “de um evento que são marcos históricos e nós, como um arquivo, temos que preservar a memória histórica do nosso passado e nada melhor do que demonstrar através destas imagens”.

Com a presença de mais de 50 pessoas, as emoções de quem viveu a revolução não passaram despercebidas. Maria Beatriz, de 61 anos não hesitou em ir a inauguração da exposição: “Acho que nunca é demais relembrar e acho que estamos num momento de refletir realmente no que isto foi porque isto está a descambar muito”.

Sofia, de 26 anos, uma das poucas jovens presentes na inauguração, disse tratar-se de uma boa iniciativa, não só em termos de cultura nacional mas também de identidade. “Acho que não devia ser apenas uma iniciativa destinada a esta altura mas deve fazer parte na aprendizagem ao longo do ano”, afirmou.

A exposição está aberta ao público, sem qualquer custo, de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, até 29 de junho, no CPF.