Entre 24 de abril e 22 de junho, o território designado de “Montanhas Mágicas”, ou seja, Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra, vai ser o local do Beck Fest, um festival que alia provas de desporto radicais – BTT, XPD Race, Downhill, Trekking, Kayak, Rafting, Escalada, Canoagem – a caminhadas e concertos de música.

Os adeptos de canoagem, por exemplo, podem participar na prova de Kayak entre 24 e 27 de abril, no rio Paiva. No último dia vai haver um percurso de cinco quilómetros em Sever do Vouga com duas opções: a turística ou competitiva. Esta competição é limitada a 30 participantes.

“Montanhas Mágicas”

As “Montanhas Mágicas” são consideradas um território de excelência para a prática de desportos radicais. São constituídas por cinco espaços, quatro pertencentes à Rede Natura 2000 (Rio Paiva, Rio Vouga, Serras da Freita e Arada e Serra de Montemuro) e o Arouca Geopark, inserido nas redes Europeia e Global de Geoparques. Recentemente, a Europarc (Federação Europeia de Parques), reconheceu a área como destino turístico sustentável.

No dia 25 de abril é a vez da prova nacional de BTT, em Cinfães, um desafio pelas montanhas em bicicletas de todo terreno. Para os entusiastas desta modalidade, há ainda a prova de resistência, no dia 22 de junho, em Castro Daire.

Para aqueles que gostam de enfrentar obstáculos há a competição de Escalada, a realizar no dia 3 de maio, em São Pedro do Sul. Nesta prova, podem participar jovens entre os 15 e 35 anos e crianças acompanhadas pelos pais com o intuito conhecer este desporto. Ainda no mesmo dia vai decorrer, em Castelo de Paiva, o Trialto, que conjuga natação, ciclismo e corrida.

O Beck Fest, com início a 24 de abril, ainda não tem programa completo, mas os interessados podem ver mais informações no site do evento.