O casal conheceu-se há cerca de dez anos, “na época de 2004/2005, num dia de jogo do Benfica”, e, desde então, partilha tudo. Menos o clube de futebol. Catarina Pereira é portista “ferrenha” e Manuel Neves é “doente” pelo Benfica.

Esta quarta-feira é dia de clássico – SL Benfica x FC Porto, segunda mão da meia-final da Taça de Portugal – e, a poucas horas da partida, os dois estão já “ansiosos que o jogo comece e ao mesmo tempo ansiosos para que acabe”. Catarina admite que “o jogo não vai ser nada fácil para os dois”, porque sofrem imenso, mas acredita que, no final, quem cantará a vitória serão os “azuis e brancos”. Manuel já sente “o friozinho na barriga de quem vai para um exame difícil”. Acredita que os jogadores do Benfica “estão preparados e fizeram os trabalhos de casa”, mas, mesmo assim, pode não ser suficiente.

Os dois vão ao Estádio da Luz, mas não estarão ao lado um do outro. Durante um jogo como este preferem “estar perto de pessoas” com quem se identificam, que pensam e vibram o jogo como eles. Desta forma, Catarina “vai para o pé daqueles adeptos que têm umas camisolas que parecem as barracas de Carcavelos”, diz o benfiquista. Para a portista, num clássico entre o Benfica e o Porto, faz mais sentido estar ao lado “de um desconhecido que esteja com a camisola do Porto” do que do próprio marido. Manuel concorda e diz-se capaz de “abraçar a pessoa desconhecida que esteja com a camisola do Benfica” ao seu lado, mesmo que seja “um assassino procurado pela polícia”.

No final do jogo “tudo fica bem” e há “respeito por quem perde”, mas enquanto a bola rola dentro das quatro linhas não se reconhecem como marido e mulher e discordam em tudo.

Referências atuais

Desafiada a eleger um jogador do FC Porto como favorito, Catarina diz, em jeito de provocação, que escolhia Kelvin. Mas, de um modo mais sério, a jornalista não consegue eleger um jogador, por não reconhecer em nenhum “um grande nível de portismo”. Do outro lado da barricada, Manuel elege Enzo Pérez e Oscar Cardozo, porque acredita que, do atual plantel do SL Benfica, são aqueles que “mais sentem a camisola que vestem”.

“Lá em casa mando eu”

Cada um tinha o seu próprio blogue, mas, a partir do momento em que passaram a viver juntos na vida real, resolveram “viver juntos também na Internet”. “Lá em casa mando eu” é o blogue com histórias do quotidiano de dois fanáticos rivais “que partilham os lençóis”.

A partir do dia 18 de abril chega às bancas o livro. O convite partiu da editora Matéria-Prima e o casal aceitou o desafio. Manuel vê este livro como um “prémio” depois de anos a escrever no blogue. Explica que o livro “é uma coleção engraçada” daquilo que já escreveram no blogue, juntamente com textos inéditos.

O público é “simpático” e gosta do que Catarina e Manuel escrevem. Porém, muitas pessoas confessam que só leem uma das partes, o que os bloggers acham “completamente compreensível”.

Os leitores são um público heterogéneo e isso agrada aos autores. Catarina revela que pelo facto de existirem muitos casais de clubes diferentes, “muitas pessoas se identificam”. Outros identificam-se pela paixão que demonstram aos clubes e há pessoas que simplesmente gostam dos textos partilhados no blogue do casal.

O lançamento do livro “Lá em casa mando eu” está marcado para 28 de abril, na Fnac do Norteshopping, no Porto. Os apresentadores serão Vítor Paneira e Vítor Baía, ídolos de infância de Manuel e Catarina, respetivamente. “É uma honra” para o casal contar com a presença dos dois ex-jogadores que consideram “símbolos” do SL Benfica e do FC Porto.