Depois de Lisboa e Coimbra, a sétima edição do Festa do Cinema Italiano diz ciao ao Porto. E porque o sete é um número mágico, assim o dizem as lendas populares, o festival traz aos portuenses a magia da família italiana.

“La Famiglia” é mote para a imagem da Festa do Cinema Italiano de 2014. Remete-nos para o ambiente familiar da década de cinquenta e lembra-nos que “suportamos, amamos, desejamos, detestamos a família, mas seguramente não conseguimos definir a nossa existência sem ela”, como diz Clelia Bettini, editora de conteúdos do festival. É certo que, para o bem e para o mal, a ideia de família e de Itália está intimamente relacionada com o imaginário coletivo.

No cartaz deste ano, todos os caminhos nos levam às melhores longas-metragens produzidas ao longo da última temporada em Itália. Todos os anos, sete filmes de novos autores italianos concorrem ao prémio de melhor filme, atribuído pelo júri do festival. Os vencedores da sétima edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano são “La mafia uccide solo d’estate” (A Máfia só mata no Verão), de Pierfrancesco Diliberto, e “The Special Need”, de Carlo Zoratti e Cosimo Bizzarri.

O 8 ½ já passou por Lisboa e Coimbra. A próxima paragem é o Porto, de 24 a 27 de abril. Segue-se Funchal (8 a 11 de maio) e Loulé (16 a 18 de maio). A Festa do Cinema Italiano segue depois viagem para outros países lusófonos, marcando presença em Luanda, em junho, e seguindo para novos destinos ainda por anunciar.

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é uma iniciativa da associação Il Sorpasso, em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura e a Embaixada de Itália em Portugal. Criado em 2008, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano é um festival que tem como missão a exibição de obras de grande qualidade, sejam elas de autores consagrados ou da nova geração de cineastas, de modo a trazer a Portugal o melhor do cinema italiano.