As bandas de garagem têm até 12 de maio para apresentarem as demos no site da EDP. Os cibernautas começam nesse dia a votar nas suas bandas preferidas, uma votação que encerra a 19 de maio.

O público online vai escolher quatro bandas, às quais se vão juntar duas selecionadas pelo júri oficial. A 26 de maio são apresentados os finalistas que a 7 de junho vão voltar à garagem, desta feita a uma criada de propósito pela EDP, no Marquês de Pombal.

Depois de tocar frente a um painel de jurados composto por Paulo Campos Costa, diretor de marca e comunicação da EDP; Álvaro Covões, da Everything is New; Miguel Cadete, da revista Blitz, e João Pedro Sousa, da Rádio Comercial; a banda vencedora vai juntar-se ao cartaz do Optimus Alive!, onde já constam nomes como Arctic Monkeys e The Black Keys.

No entanto, não é só o júri que decide. Um terço da decisão vai depender da intensidade das palmas do público dentro da garagem. A madrinha do concurso é a banda For Pete Sake, grupo que já não é novo nestas andanças. Foram eles os vencedores de um casting de bandas de garagem para assinar a banda sonora e assumir o papel de protagonista da última campanha institucional da EDP.

A banda com “mais energia” vai ainda poder gravar um CD com a Sony Music, um dos parceiros do projeto que Paulo Campos Costa quer que tenha continuidade nos próximos anos.