O Porto vai ser palco do 60.º Congresso Mundial da International Pharmaceutical Students Federation (IPSF), entre 31 de julho e 10 de agosto de 2014.

Este congresso, organizado pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), vai reunir estudantes de farmácia de todo o mundo para participarem em várias atividades, entre os quais simpósios, workshops e campanhas de saúde pública para discutir o estado atual da ciência farmacêutica e da IPSF.

A sessão de apresentação aconteceu esta quarta-feira no salão nobre da FFUP e contou com a presença de João Almeida, presidente da Delegação do Norte da Associação Nacional das Farmácias (ANF), Carlos Barbosa, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), José Costa Lima, diretor da Faculdade de Farmácia, José Marques dos Santos, reitor da Universidade do Porto (UP) e Manuel Pizarro, vereador da Câmara Municipal do Porto.

“Um evento grandioso” e “muito completo”

O congresso contará com a participação de cerca de 60 países e o tema prende-se com a importância da aplicação prática na ciência farmacêutica, sob o título “Science into pratice, pratice intro Science” (“Ciência em prática e a prática dentro da ciência”, em português). “Este congresso é um evento grandioso, ambicioso, muito completo, e tendo em conta a situação atual do país isso é uma grande notícia”, disse João Almeida, da organização. O presidente da Delegação do Norte da ANF não escondeu a satisfação por ser parceiro deste evento.

Carlos Barbosa aproveitou para no seu discurso destacar o importante papel da Associação de Estudantes da FFUP na realização deste congresso, pois afirmou que “conseguir trazer um evento destes é coisa rara e por isso a nossa homenagem tem que ser prestada”.

O bastonário da ordem dos farmacêuticos elogiou o painel do congresso, pois acredita que este servirá para debater temas de grande relevância para a indústria. Já o diretor da Faculdade de Farmácia, José Costa Lima, destacou o enorme trabalho que envolve a organização do evento, prometendo também que apesar das 750 vagas para o congresso já estarem preenchidas, a direção da FFUP vai tentar que este número aumente para abranger mais estudantes de Farmácia.

José Marques dos Santos elogiou a autoestima, ambição e capacidade de trabalho dos estudantes da Faculdade de Farmácia. O reitor da UP reiterou que este congresso mundial é muito importante para a reputação da Universidade do Porto.

Manuel Pizarro encerrou a sessão de apresentação e aproveitou para enaltecer o papel dos estudantes de Farmácia para “trazer para o Porto um evento de larguíssima importância que para a cidade tem muito significado”. O vereador da CMP apelou ainda à FFUP para que estenda a sua experiência a outras instituições da cidade para que estas consigam captar eventos deste género para desenvolver a cidade invicta.