As fundações do edifício estão terminadas e a partir de 27 de abril a Kingdom Tower começará a ganhar forma. Quando completada será o edifício mais alto do mundo, ficando 170 metros acima do atual detentor do recorde, o Burj Khalifa, no Dubai, que mede 830 metros.

A Kingdom Tower coloca diversos desafios aos seus construtores. As dificuldades começaram logo nas fundações, que tiveram de ir 60 metros abaixo do nível do mar e estar preparadas para lidar com o sal do Mar Vermelho.

No edifício propriamente dito, a maior dificuldade será lidar com o vento e fazer chegar o cimento aos andares mais altos. Para o fazer, o cimento será bombeado através de um tubo fino e altamente pressurizado. E fixar o cimento só de noite: durante o dia, o calor é inimigo e não permite que o material seque.

A torre vai contar com 170 andares, dos quais sete andares para escritórios. Os restantes serão ocupados por 200 quartos de hotel, 120 apartamentos equipados para alugar e ainda mais 360 para vender.

O terraço mais alto do mundo também estará na Kingdom Tower, situado a 660 metros de altura. Para lá chegar, há 58 elevadores de alta velocidade (alguns dos quais com dois andares) capazes de percorrer 12 metros por segundo.

O projeto é da autoria de Adrian Smith e Gordon Gill. Espera-se que a construção demore cinco anos. A Kingdom Tower está integrada no megaprojeto Kingdom City, que custará cerca de 15 mil milhões de euros.