Está marcado para 30 de abril o ESAD World Graphic Day. O Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos, abre portas às 15h para receber um fórum de discussão centrado no processo, no poder e na responsabilidade do design. A entrada é livre a todos os interessados, sendo limitada pela lotação da sala (240 lugares).

Dia Mundial do Design Gráfico

O Dia Mundial do Design Gráfico é celebrado em todo o mundo a 27 de abril. Este dia marca o aniversário do Conselho Internacional do Design de Comunicação (ICOGRADA), fundado em 1963. A data foi estabelecida internacionalmente em 1995.

No painel, constam os nomes de Alda Rosa, sócia-fundadora da Associação Portuguesa de Designers; André Santos, designer residente da companhia de teatro Cabeças no Ar e Pés na Terra; o estúdio Another Collective; António Queirós, docente da Faculdade de Belas Artes; o Atelier Bolos Quentes, de Duarte Amorim e Sérgio Couto; Cândida Teresa Ruivo, co-fundadora do jornal BLITZ; Fernando Brízio, professor na ESAD de Caldas da Rainha; Manuel Peres, Craft Master na BARLISBOA Bomtempo Anahory e Ralha; Maria Gambina, coordenadora da Licenciatura em Design de Moda da ESAD; Mariana A Miserável, ilutradora; Miguel Ministro, ilustrador; os Playme; Sofia Miranda, designer gráfica sénior na Parfois; Zé Cardoso, designer e ilustrador; e o White Studio.

A iniciativa, apoiada pela Câmara Municipal de Matosinhos, está ao encargo de José Bártolo, curador e presidente do Conselho Científico da escola. João Castro, docente da ESAD, é responsável pela criação da identidade gráfica do evento.