A aplicação gratuita Fan Valley, disponível para iPhone e Android, tem dois componentes: uma informativa e outra social, como explicou ao JPN o técnico da Whizztek, António Silva. A componente informativa é sustentada por fornecedores que disponibilizam os conteúdos sobre os clubes e ajudam a atualizar a informação, enquanto a social baseia-se na interação dos utilizadores, que podem “partilhar notícias, comentar, fazer as suas próprias publicações” ou mesmo partilhar imagens. “Temos um misto das duas situações a nível informativo, tanto dos utilizadores como por parte dos fornecedores, com conteúdos mais técnicos”.

A empresa portuense lançou a aplicação este ano, mas o “projeto já está pensado há muito tempo”. Contudo, a ideia inicial era o desporto em geral e não o futebol, como afirma António Silva. O facto de o “mundo do desporto ser demasiado grande” levou a empresa a direcionar a sua atenção para o desporto-rei, refere o técnico.

A Fan Valley está disponível em nove línguas e tem já mais de dez mil utilizadores, com downloads em mais de 50 países. O projeto está ainda no início, mas o interesse no mesmo é grande. Já há contactos de países como a França e a Alemanha para a expansão da aplicação. O técnico aponta setembro como uma data em que já vai ser possível revelar avanços nas negociações.

Para melhorar a aplicação já existem ideias, mas não vão sair, para já, do laboratório, diz António Silva. Questionado sobre a possibilidade de a Fan Valley passar de futebol para o desporto, o técnico diz que a empresa apenas está “concentrada no futebol”. O responsável da Whizztek desvenda que, no futuro, os utilizadores, possivelmente, poderão criar as suas próprias “fan clubs”.

A Fan Valley não é caso “único”

WannaPlayer é uma rede social para os amantes do futebol, desde fãs, aos próprios jogadores, passando por treinadores, olheiros e empresários. Cada utilizador, independentemente da sua categoria, tem um perfil com as suas características e que pode seguir os outros utilizadores.

Esta rede social serve como uma “montra” para jogadores ou treinadores que procurem clubes, ou para empresários que procuram clientes, existindo um mercado que permite a interação entre os agentes desportivos. Importa referir que a quase totalidade dos agentes inscritos são desconhecidos, atuando em escalões secundários ou amadores.

Os responsáveis pelo site lançado em 2013 e disponível em português e inglês têm como “sonho” ver, um dia, o perfil de Cristiano Ronaldo e José Mourinho associados ao seu projeto. Depois pretendem expandi-lo para outros mercados, como o inglês, o espanhol ou alemão.