A “Estrada da Revolução” foi percorrida pela primeira vez em 2012 por três jornalistas portugueses, que se aventuraram numa incursão pelo Médio Oriente durante as manifestações da Primavera Árabe. Depois de uma aventura de quatro meses, 15 mil quilómetros percorridos e dez países cruzados, a estrada passou a película e ganhou vida no cinema num documentário que estreou pela primeira vez em fevereiro de 2014 em Portugal.

Dois meses depois, o filme chega à Invicta pelas mãos do Quórum, um grupo de jovens da Faculdade de Medicina, que conseguiu abrir caminho para a “A Estrada da Revolução” no Porto. O projeto narrado pelo ator Ivo Canelas, foi levado a cabo por Tiago Carrasco, João Fontes e João Henriques, que saíram para a estrada em direção ao coração das revoluções árabes, fazendo o percurso em transportes públicos.

Da viagem resultaram 200 horas de gravação condensadas agora num livro e num documentário de 90 minutos, que já recebeu o Prémio Gazeta 2012 Multimédia. Apesar do sucesso imediato que teve, o filme ainda não foi emitido no Porto e chegou aos ouvidos destes estudantes de medicina através de “passa a palavra entre amigos”.

Primavera Árabe chega na primavera à Invicta

Catarina Coelho, membro do Grupo Quórum “em contacto com os autores na tentativa” de os fazer vir ao Porto “partilhar as suas experiências”. Quando souberam que o filme ainda não tinha sido emitido na cidade, falaram com “a distribuidora do documentário para saber se era possível fazer essa exibição para tornar a sessão ainda mais interessante”. A proposta foi aceite e o primeiro documentário português sobre a Primavera árabe chega esta primavera à Invicta.

O documentário dá a conhecer a vida daqueles que atravessaram a “Estrada da Revolução” e tenta compreender as causas de descontentamento, os conflitos étnicos e religiosos num retrato único. Para Catarina Coelho, é “esta parte de particularizar e individualizar os protagonistas que torna o documentário especial”. Os portuenses têm a oportunidade de assistir pela primeira vez ao vídeo no dia 29 de abril às 21h horas e conhecer os autores que caminharam pela “Estrada da Revolução” durante 4 meses.