Em comunicado enviado aos alunos da Universidade do Porto, o Senado da Universidade do Porto (UP) informa que José Marques dos Santos, reitor da UP, assinou um despacho que restabelece o acesso a uma época especial para estudantes-trabalhadores. A medida foi aprovada com 17 votos a favor, oito contra e quatro abstenções.

A época especial realiza-se em setembro e dá mais uma oportunidade a estudantes finalistas de concluirem unidades curriculares. Com esta decisão, os trabalhadores-estudantes da Universidade do Porto passam também a ter direito a realizar os exames em setembro. Em abril de 2012, o mesmo reitor revogou a Lei n.º 116/97, que estipulava que “os trabalhadores-estudantes gozam de uma época especial de exames em todos os cursos e em todos os anos letivos”.

Henrique Moreira faz parte dos Estudantes do Senado da UP, que propôs esta alteração, e considera que este não foi um retrocesso por parte do reitor. “Houve uma grande disponibilidade por parte do reitor para incluir a questão na Ordem de Trabalhos” e compreendeu as dificuldades dos estudantes, explica o representante do Senado. O Senado da UP existe desde a formação da Universidade e tem atualmente uma função consultiva.

“Uma grande massa estudantil apoiou esta causa”

Para Henrique Moreira esta é uma vitória não só para os trabalhadores-estudantes, mas para os estudantes em geral, “porque uma grande massa estudantil apoiou esta causa”, diz. O número de estudantes que trabalham “parece estar a crescer” e “as condições socioeconómicas empurram muitos estudantes para o trabalho para suportar os seus estudos”, considera o representante.

Joana Loureiro frequenta o segundo ano de Ciências da Comunicação e trabalha desde que entrou para o ensino superior. Diz que é uma medida positiva mas também que “veio tarde”, já que se tivesse tido essa possibilidade no ano passado poderia estar agora a terminar o curso. “É muito complicado para nós, trabalhadores-estudantes, fazer os créditos todos num semestre”, conclui.

Esta decisão vem na fase final do mandato de José Marques dos Santos. As eleições para reitor da Universidade do Porto acontecem amanhã, dia 30.