Findo o mandato de José Marques dos Santos, será então Sebastião Feyo de Azevedo a assumir os destinos da Universidade do Porto. Mestre em Engenharia Química pela UP e doutorado na mesma área pela Universidade de Swansea (País de Gales), Sebastião Feyo é o diretor da Faculdade de Engenharia desde 2010. O novo reitor estava agora a chegar ao fim do seu mandato à frente daquela que é a maior Faculdade da UP, onde mantinha atividade de investigação no LEPABE (Laboratory for Process Engineering, Environment, Biotechnology and Energy).

Para além do trabalho desenvolvido na sua área científica, Sebastião Feyo sempre manteve ligações ao tema do ensino, sendo o coordenador responsável pela reestruturação do curso de Engenharia Química, aquando do Processo de Bolonha, em 2006. É ainda membro do Conselho Nacional para a Ciência e Tecnologia.

Durante a sua apresentação pública, na manhã desta quarta-feira, Sebastião Feyo de Azevedo traçou as principais linhas do programa que propunha enquanto reitor. Sublinhou a necessidade de continuar o bom trabalho de internacionalização da universidade, de forma a evitar que estudantes prospetivos venham a “bater a outras portas”. Assumiu, também, como prioridade, o fortalecimento da capacidade de intervenção da UP na formulação da política de ensino ao nível nacional, sendo a cooperação regional o melhor caminho para a participação nas políticas públicas.

Sebastião Feyo foi o escolhido para assumir a liderança da Universidade do Porto entre um grupo de candidatos que também contava com António Fernando Silva (diretor da Faculdade de Ciências da UP), João Proença (diretor da Faculdade de Economia da UP) e o “candidato- surpresa” Rajesh Arora (até há bem pouco tempo vice-reitor da Kings University College do Gana).

Veja, em baixo, a entrevista que o JPN fez ao novo reitor, antes das eleições.