Leitz Camera é o verdadeiro nome da máquina fotográfica que veio revolucionar o mundo da fotografia. O aparelho, mais conhecido por Leica, foi criado há 100 anos e foi a primeira máquina fotográfica portátil.

Oskar Barnack é o nome do engenheiro que começou a desenvolver os primeiros protótipos. O objetivo era conseguir aliar o gosto pela fotografia à necessidade de ar puro, originada pela asma que o afetava. Foi assim que o engenheiro criou, em 1914, a primeira Leica.

No entanto, só em 1925 é que a Leica começou a ser comercializada. Apesar de ter sido desenvolvida para fotojornalistas, o êxito no mercado foi imediato e a máquina fotográfica tornou-se uma marca de culto. Entre anónimos e personalidades influentes, a Leica registou momentos célebres, como o famoso beijo entre uma enfermeira e um marinheiro, no final da II Guerra Mundial.

Mas a Leica não ficou apenas conhecida como a primeira máquina fotográfica da Europa. A invenção de Oskar Barnack também tornou possível tirar 36 fotografias seguidas. Hoje em dia, as máquinas continuam a ser um mito e a apaixonar fotógrafos profissionais e amadores.

Alemã, mas produzida em Portugal

Oskar Barnack começou a criar os protótipos e a produzir a Leitz Camera em Wetzlar, uma cidade alemã. Mas, apesar de a Leica ser conhecida como uma marca alemã, cerca de 90% da produção da máquina fotográfica é feita em Portugal.

Novos modelos da tradição

No ano passado, Jony Ive, vice-presidente de Design da Apple, projetou uma edição exclusiva do modelo Leica M. A máquina fotográfica foi leiloada em novembro e o dinheiro arrecadado reverteu para o Fundo Global de Luta contra a SIDA, Tuberculose e Malária.

Mas a Leica já contou com uma história de mais de 40 anos em solo luso. A nova fábrica, em Famalicão, foi inaugurada no ano passado e contou com um investimento de 22,5 milhões de euros. A marca é responsável pela existência de cerca de 800 postos de trabalho.

Na fábrica produzem-se cerca de 120 máquinas fotográficas por dia, no entanto, a parte final da montagem é feita na Alemanha, para onde é exportada 100% da produção portuguesa da fábrica.

100 anos de fotografias numa exposição

Para celebrar o centenário da mítica máquina fotográfica, Hans-Michael Koetzle está a organizar uma exposição que reúne 100 anos de fotografias. A ideia surgiu depois de o jornalista e investigador alemão especializado em história e teoria da fotografia ver a exposição “Batalha de Sombras”, em 2010.

O modelo mais recente

No passado dia 24 de abril foi lançado mais um modelo da Leica. Com memória interna de 16 Gb e suporte para cartões de memória, a inovação deste modelo é ter wi-fi integrado. Assim, os vídeos e as fotografias podem ser transferidos de forma direta para dispositivos móveis.

O jornalista ficou impressionado com o trabalho de alguns fotógrafos portugueses, como Gérard Castello-Lopes, Victor Palla, Varela Pécurto, Eduardo Harrington Sena, Sena da Silva e Fernando Taborda. Depois disso, Koetzle veio até Portugal para procurar fotos tiradas com a famosa máquina fotográfica.

A exposição vai contar com cerca de 400 a 500 fotografias, 30 das quais de fotógrafos portugueses. Nesta comemoração do centenário da Leica, a história vai ser contada através das fotografias tiradas ao longo deste período. A recolha das fotografias vai ser apresentada em Hamburgo, em outubro, mas o Museu do Chiado está a tentar trazer a exposição até Portugal.

Cem anos depois, a Leica continua a ser um marco no mundo da fotografia. Para os amantes da fotografia, fotografar com uma máquina desta marca continua a ser especial. Com um século de vida e vários modelos lançados, a Leica acompanhou a evolução da história do mundo que tanta gente fotografou com ela.