Uma equipa de investigadores do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra está a desenvolver um programa para ajudar mulheres no combate à obesidade.

Sérgio Carvalho, um dos investigadores do projeto, explicou que o programa “consiste numa intervenção psicológica em grupo feita em várias sessões” e que tem como principal objetivo “gerir a relação emocional das mulheres e o controlo alimentar”.

Obesidade em números

Há cerca de um milhão de portugueses adultos a sofrer de obesidade. Segundo a Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação (dados de 2013), 10,4% das mulheres portuguesas sofrem de obesidade, sendo que 6,6% têm entre os 18 e 44 anos.

Ainda não há informações concretas sobre os procedimentos ao longo das sessões já que o “programa exige essa própria descoberta”, referiu Sérgio Carvalho acrescentado que a componente emocional e psicológica “é a mais-valia do programa”.

Procuram-se voluntárias

Para dar continuidade ao estudo, o CINEICC está à procura de mulheres residentes no distrito de Coimbra, entre os 18 e 55 anos, com obesidade ou excesso de peso e dificuldades no controlo alimentar. As interessadas vão ser submetidas a um plano durante três meses. As interessadas podem-se inscrever através do e-mail ([email protected]) ou pelo telefone (239 851 464).

O programa vai começar em setembro mas vai contar com mais edições por isso, as mulheres interessadas podem inscrever-se em qualquer altura.